Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Colheita de algodão registra maior avanço em MT e chega a 70% da área

23.08.2014
05:11
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Nesta semana, a colheita do algodão registrou um avanço de 15,7 pontos percentuais com relação à semana passada, o maior desde o início da colheita, no final de junho. Com esse incremento, a área colhida com a fibra no estado chega a 70,2% da área total de 645.916 hectares em Mato Grosso, restando uma área de 192,4 mil hectares para a finalização dos trabalhos no campo. As informações são do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), divulgadas nesta sexta (22).

Mesmo com avanço significativo, o ritmo da colheita no estado continua atrasado, se comparado à mesma semana no ano passado. O atraso, segundo o Imea, é de 8,1 pontos percentuais. “Sabemos que a cultura do algodão responde muito às condições climáticas e neste ano aconteceram chuvas tardias e também um certo resfriamento ocasionado por essas chuvas, o que fez com que o ciclo do algodão se prolongasse”, explica Álvaro Salles, diretor-executivo do Instituto Mato-Grossense do Algodão (Ima-MT).

Cinco regiões do estado apresentam atrasos com relação ao ano passado. A exceção é a região nordeste, que está 2,2 pontos percentuais adiantada neste ano. Esta região, juntamente com a região noroeste, possuem as menores áreas com algodão, de 5,5 mil e 7,3 mil hectares, e, devido à menor área, já estão na reta final da colheita, atingindo percentuais de 92,2% e 96,1%, respectivamente, nesta semana.

Nesta semana, a região sudeste, maior área produtora de algodão do estado, é a mais atrasada com relação à mesma semana no ano passado, ficando 12,4 pontos percentuais abaixo dos resultados nesse período da safra 12/13. As máquinas alcançaram 68,5% da área total de 282,4 mil hectares nesta região.

Os produtores da região oeste, que plantaram 165,2 mil hectares da fibra, foram responsáveis pelo maior avanço semanal, de 18,2 pontos percentuais, finalizando a semana com 70% de sua área colhida em vista dos 51,9% da semana anterior.

Adiamento do vazio sanitário

Conforme noticiado pelo Agrodebate na terça-feira (19), em virtude dos atrasos na colheita do algodão, a Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa) solicitou adiamento do vazio sanitário da cultura durante reunião da Comissão de Defesa Sanitária Vegetal de Mato Grosso (CDSV) nesta segunda (18) na superintendência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em Várzea Grande (MT).

A comissão enviou uma sugestão ao Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT) para que o início do período do vazio sanitário do algodão seja adiado em 15 dias. Se aprovada, o vazio sanitário da cultura começará no dia 1º de outubro e não mais no dia 16 de setembro. A data do término do vazio sanitário permanece no dia 30 de novembro.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO