Mato Grosso, 18 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Colheita do trigo avança no RS, mas qualidade deixa a desejar, diz Emater

25.10.2014
06:48
FONTE: G1 MT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A colheita do trigo no Rio Grande do Sul avançou na última semana, atingindo 13% do total plantado. Outros 41% das lavouras estão maduros e prontos para a colheita, disse nesta quinta-feira (23) o Informativo Conjuntural da Emater/RS-Ascar.

Apesar do progresso, a qualidade do trigo gaúcho tem deixado a desejar. "As lavouras já colhidas têm apresentado baixa produtividade, e a qualidade do grão deixa muito a desejar, pois o pH não atinge o patamar necessário para ser classificado como trigo, sendo que em muitos casos os agricultores estão entregando triguilho", dizem os técnicos da Empresa.

De acordo com a análise semanal da Emater, cooperativas sul-rio-grandenses e cerealistas estão começando a recusar produto da atual safra, uma vez que os estoques de safras anteriores ainda estão altos e a qualidade dos grãos da nova safra não é boa.

"Outro fator que vem dificultando a comercialização é que indústrias de ração não têm aceitado o produto devido ao alto teor de micotoxinas, resultante das altas infestações de doenças fúngicas causadas pelo excesso de umidade".

A Emater informa ainda que "em praticamente todos os municípios produtores de trigo os agricultores estão solicitando o Proagro, através das comunicações de perdas".

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO