Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Combustível Brasil vai atrair investimentos e diversificar setor de combustíveis

20.02.2017
19:05
FONTE: Portal Brasil

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Conta-petróleo fecha no azul pela primeira vez na história

    Diferente de 2015, quando houve déficit de US$ 5,7 bilhões, conta fechou com superavit de US$ 410 milhões.

Com o objetivo de preparar o setor de refino e distribuição de combustíveis no âmbito da retomada do crescimento da economia, o Ministério de Minas e Energia (MME) lançou, nesta segunda-feira (20), a iniciativa Combustível Brasil, em Recife (PE).  

“Nós precisamos repensar essa indústria, com os senhores do setor, com a Petrobras, reavaliando sua participação em diversos segmentos. É importante que possamos abrir esse setor sob uma nova visão de governo, de dar competitividade, transparência nos preços, realismo econômico e transparência na tomada de decisão. Está na hora de se discutir se queremos para o futuro um país autossuficiente ou um com maior equilíbrio no abastecimento de combustíveis”, ressaltou o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho. 

Por meio de ações e medidas, a iniciativa “Combustível Brasil” tem como principais objetivos estimular a livre concorrência, atraindo novos investimentos, para diversificar o setor de abastecimento de combustíveis em todo o País. 

“O Combustível Brasil veio para Pernambuco porque o Nordeste vai ter um papel fundamental no futuro, na questão de redução de importação e também das novas fronteiras para o refino no País”, afirmou o ministro.  “Ao final de 2017, tenho certeza que o Brasil vai voltar a ser rota das grandes empresas do petróleo, tanto por questão de regras, de conteúdo local, quanto por questão de previsibilidade dos leilões de 2018, 2019”, avaliou. 

De acordo com o MME, as novas regras para o setor de petróleo e gás, como a mudança da obrigatoriedade da participação da Petrobras como operadora única do Pré-Sal, auxiliará no processo de atrair investimentos ao País. 

O projeto é coordenado de forma conjunta pelo Ministério de Minas e Energia (MME), Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustível (ANP), e Empresa de Pesquisa Energética (EPE), em diálogo amplo com o mercado. 

Eixos estratégicos 

-       Redesenho do cenário de abastecimento de combustíveis frente do novo papel da Petrobras;

-       Fomento a novos investimentos no setor de abastecimento, especialmente de refino;

-       Regras de acesso e desenvolvimento das infraestruturas portuárias e terminais de abastecimento de combustíveis;

-       Estímulo à competitividade crescente nos mercados de combustíveis. 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO