Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Começa a colheita de soja em dois municípios de Mato Grosso

22.12.2014
14:13
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Em Campos de Júlio, região Oeste de Mato Grosso, as máquinas do Grupo Agrícola Zanella já começaram a funcionar dando início à colheita de soja na última sexta-feira (19). Por lá, a semeadura teve início no dia 15 de setembro de 8 mil hectares,  sendo 700 ha de feijão e 7,3 mil ha de soja. Cerca de 70% da área cultivada com soja foi destinado a variedades precoces e há ainda 1,5 mil ha de soja convencional.

Segundo o técnico agrícola responsável pela lavoura, Marcos Adriano Storch, a semeadura começou logo após o término do período do vazio sanitário, dia 15 de setembro, e as chuvas foram regulares durante o desenvolvimento das duas culturas. “A soja não foi irrigada e tudo ocorreu dentro do esperado, não tivemos estiagem”, conta. Os dados da propriedade registraram 200 milímetros de chuva em setembro, 300 mm em outubro e 250 mm em novembro.

De 12 a 18 de dezembro, os 700 ha de feijão foram colhidos, mesmo com chuva, que chegou a 70 mm. Já na colheita da soja, foi preciso dar uma breve pausa com a chuva no domingo (21) à tarde e na manhã desta segunda (22). “Se abrir o Sol hoje, vamos continuar a colheita. Até 15 de fevereiro, não vamos parar”, afirma Storch.

A estimativa do grupo é de que seja colhido 1,3 mil hectares de soja superprecoce em dezembro, 5 mil ha de variedade de ciclo médio em janeiro e 1 mil hectares de soja tardia até meados de fevereiro.

Em Chapada dos Guimarães, na Baixada Cuiabana, a colheita também teve início neste final de semana na fazenda Ouro Branco, do Grupo Bom Futuro. No entanto, na região, as chuvas também estão frequentes e a colheita de 15 hectares durou uma hora na tarde do sábado (20) até começar a chover novamente.

De acordo com o agrônomo da propriedade, Paulo José Gubert, a semana foi marcada pelas chuvas, cerca de 80 mm, que atrasou o início dos trabalhos. “Era para começarmos dia 17. Nos anos anteriores, no dia 15 de dezembro já tinha parado de chover, mas cada ano é de um jeito”, diz. Nesta segunda-feira, o dia amanheceu nublado no município, mas ainda não choveu e, conforme informa Gubert, aguardam sair o Sol para dar continuidade aos trabalhos durante a tarde.

A previsão do grupo é de que nas propriedades da Chapada, incluindo a Ouro Branco, sejam colhidos 700 hectares de soja em dezembro, 2,5 mil ha em janeiro, 3 mil ha em fevereiro e 1 mil ha na primeira quinzena de março.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO