Mato Grosso, 16 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Comerciantes acreditam ter menos estoque que o necessário em SP

21.08.2014
10:44
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Maioria dos comerciantes acredita que estoques são insuficientes para demanda prevista
A maioria dos comerciantes da região metropolitana de São Paulo acredita que os estoques do varejo são insuficientes para a demanda de agosto. É o que indica uma pesquisa divulgada pela FecomercioSP nesta quinta-feira (21).

De acordo com o levantamento, o Índice de Estoques (IE) para o mês ficou em 107,6 pontos, o que representa baixa de 1,3% em relação a julho. Em comparação com agosto de 2013, a queda foi de 13,2%. O indicador representa a percepção dos comerciantes sobre a quantidade de produtos estocados nas lojas, e varia de 0 a 200. A marca dos 100 pontos indica o limite entre inadequação e adequação, segundo a FecomercioSP.
A quantidade de comerciantes que afirmaram ter menos produtos do que esperam vender aumentou 14,3% entre julho e agosto. Já a parcela dos que dizem contar com excesso de mercadorias caiu 3,5%.

Em nota, os economistas da FecomercioSP explicam que "em agosto foram vistos os primeiros indícios de que o período de ajustes de estoque está começando a surtir efeito". Segundo os especialistas, a falta de estoques "pode indicar uma retomada ainda que modesta da demanda, além da adaptação do varejo às novas perspectivas". Os economistas dizem ainda que os números também podem indicar uma adaptação do comércio "aos novos tempos de consumo mais fraco".

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO