Mato Grosso, 18 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Comunidade Quatá recebe ligação da rede elétrica com muita alegria

19.12.2014
11:56
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Moradores, secretários municipais e servidores se reuniram na noite de ontem (18) para a inauguração da rede de energia elétrica na Comunidade Quatá. O assentamento foi criado a cerca de dois anos e meio e os moradores receberam com muita alegria a ligação da rede elétrica.

Emocionados, Iranildi Ribeiro e o marido Ademir Forlin que residem no assentamento a dois anos e meio, agradeceram todos que construíram junto com a comunidade essa conquista. “Agora vai ser bem melhor, vai ter água gelada, vai ser outra vida, estávamos aguardando faz tempo, e agora com a luz vai ser bem melhor. Agradeço a Secretaria de Agricultura que deu a força para termos eletricidade e através da prefeitura a gente tem hoje a energia”, destacou Iranildi.

A prefeitura custeou o valor da instalação da rede de distribuição rural, que contou 5.646 metros de cabo, 16 postos de transformação, 8 de 5 kVA, 2 de 10 kVA, 6 de 15 kVA, atendendo 30 ligações pertencentes a todas as famílias do assentamento.

O vice-prefeito Miguel Vaz comentou que era um desejo dos moradores que a energia elétrica fosse ligada antes do Natal, e a prefeitura fez tudo que era possível para atender esse pedido e tornar essa data mais iluminada este ano para essas famílias. “A prefeitura no último ano está trabalhando nesse projeto para fazer a infraestrutura necessária para que se torne produtivo e tenha as condições necessárias para produzir. Dessa infraestrutura foi feito a estrada de acesso, instalação de caixa de água, aquisição da patrulha agrícola e nesta quinta-feira a ligação da rede elétrica”.

“A prefeitura atendeu um pedido deles que havia muito tempo que reivindicavam, que vai melhorar a qualidade de vida e a produzirem com tranquilidade, a noite ter energia para poder realizar os afazeres domésticos, uma vez que durante o dia eles estão na lavoura cuidando da produção. Para a secretaria esse é um momento muito importante, nós cumprimos uma missão com o assentamento do Quatá, com todas as famílias que aqui estão e as que vão vir morar agora”, evidenciou a secretária de Agricultura e de Meio Ambiente, Luciane Copetti.

O gerente da Cemat de Lucas do Rio Verde, Lexei da Silva Calçada, assegurou que é uma conquista muito grande para os moradores e é muito gratificante ter feito parte dessa vitória. “A instalação foi um processo rápido, tivemos uma boa contribuição da prefeitura, fizemos a instalação dos postes em menos de 20 dias e agora vamos manter a energia com qualidade para eles”.

O secretário de Infraestrutura e Obras, Lauro Miranda, também esteve presente na inauguração e parabenizou todos os moradores pela conquista. “A energia é fundamental pois vai gerar os recursos necessários para os que estão aqui produzirem mais e com maior qualidade”.

Para o morador Antônio Alves Ramos, é uma alegria muito grande receber a energia elétrica na propriedade. “Na minha propriedade eu tenho criação de frango, e agora vai melhorar a criação porque agora posso deixar a luz acesa a noite e isso ajuda muito no crescimento dos frangos”.

Na oportunidade, a secretária de Educação, Elaine Lovatel, informou que a Secretaria de Educação alcançou 45% dos produtos na área de hortifrutigranjeiros da merenda escolar vindos da agricultura familiar, meta que estava prevista para 2015. “A secretaria procura a anos adquirir produtos da agricultura familiar e a energia elétrica vai proporcionar para esses moradores melhores investimentos e condições de trabalho, e assim, vão competir com um mercado de trabalho maior e inserir seus produtos na merenda escolar”.

O secretário de Desenvolvimento Econômico também relatou aos moradores do Quatá o trabalho de incentivo que a pasta realiza para que os mercados comprem produtos da agricultura familiar, pois a qualidade dos produtos é melhor, e os custos com transporte são menores, além de fomentar o crescimento desses pequenos proprietários.

Também esteve presente o coordenador da Empaer no município, Esmeraldo de Almeida.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO