Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Concessionária estima redução de 5% na demanda de energia com Horário de Verão em MT

16.10.2014
17:26
FONTE: ExpressoMT com Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

O horário de verão 2014/2015 trará redução de 5% na demanda de potência no horário de ponta em Mato Grosso, de acordo com a previsão da Cemat. Esse índice é superior aos valores registrados nos últimos três anos, que ficaram na casa dos 4%.
 
Os relógios devem ser adiantados em uma hora à zero hora do próximo domingo (19), quando terá início a 44ª edição do horário de verão no Brasil. Este ano o horário especial terá uma semana a mais de duração que a última edição, totalizando 126 dias até o dia 22 de fevereiro de 2015. A prorrogação ocorre para evitar que o fim do horário coincida com o período do Carnaval.
 
Paralelamente à redução da demanda, a empresa estima que o consumo de energia durante os próximos meses será de 0,9% em Mato Grosso, no Sistema Interligado Nacional (SIN). “Esse percentual equivale a uma economia de 28.406,91 MWh, que é suficiente para abastecer o município de Chapada dos Guimarães por doze meses”, conta o gerente de Operação, Sidney Tavares.
 
O horário de verão foi criado com o objetivo de reduzir a demanda de energia elétrica no “horário de ponta” (18 às 21 horas), período do dia em que o consumo é mais intenso. O ajuste nos ponteiros dos relógios permite que os dias se tornem mais longos, com mais tempo de iluminação solar.
 
O principal benefício da redução da demanda é a otimização do sistema elétrico – decorrente do menor carregamento nas linhas de transmissão, subestações, sistemas de distribuição de energia – e a redução de geração térmica. A diminuição da demanda de ponta permite ainda poupar a água dos reservatórios das hidrelétricas.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO