Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Condições para indústria no Brasil melhoram pela 1ª vez em 5 meses

01.09.2014
16:02
FONTE: Valor OnLine

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Empresas relataram estabilidade nas encomendas
A atividade da indústria brasileira melhorou em agosto pela primeira vez desde março, de acordo com o Índice Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês), calculado pelo HSBC e compilado pela consultoria Markit. O indicador que mede o desempenho industrial passou para 50,2, ante 49,1 em julho. Leituras acima de 50 indicam expansão.

"A alta do PMI sugere que a atividade de negócios melhorou modestamente em agosto, no que deve ter sido uma recuperação após as interrupções causadas pela Copa do Mundo. O aumento foi puxado por uma recuperação considerável da produção. Contudo, as novas encomendas permaneceram estagnadas, o que sugere que as perspectivas para o setor continuam fracas", afirmou André Loes, economista-chefe do HSBC no Brasil.

O PMI mede a atividade da indústria levando em conta itens como produção, emprego, encomendas, estoques e preços, a partir de informações levantadas entre cerca de 400 companhias. As empresas relataram aumento na produção e estabilidade nas novas encomendas, que tinham caído por quatro meses seguidos. O número de empregados, contudo, caiu.

A categoria de bens intermediários foi a de melhor desempenho entre os três subsetores monitorados, segundo o HSBC. Os demais são bens de consumo e bens de capital.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO