Mato Grosso, 24 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Confiança do empresário do comércio tem 11ª queda em um ano, diz CNC

08.10.2015
11:04
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Confiança do empresário do comércio tem 11ª queda em um ano
O índice que mede a confiança do empresário do comércio (Icec), da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), caiu 4,1% em setembro, em relação a agosto. Essa é a 11ª queda mensal em um ano.

O indicador alcançou 81,5 pontos, em uma escala de 0 a 200, e registrou o menor patamar da série histórica, iniciada em março de 2011, apontou a entidade.

Na comparação com setembro de 2014, a queda foi ainda maior, -26,6%. Segundo a CNC, oito dos nove itens da pesquisa atingiram o menor patamar da série, e o “resultado confirma 2015 como o pior ano do varejo desde 2003”.

Após o resultado, a CNC revisou a queda no volume de vendas de 2015 de 2,4% para 2,9%. Considerando os dados do comércio automotivo e de materiais de construção, o recuo é ainda maior: 6,7% até o final do ano.

Percepção ruim

Ainda segundo análise, o resultado foi impactado principalmente pela queda do índice que mede a percepção dos empresários a respeito das condições atuais. Houve queda de 8,3% na comparação mensal, e 46,5% na anual.

“O componente com o maior grau de insatisfação entre os empresários é a avaliação do estado corrente da economia brasileira, que está em 21,5 pontos”, apontou. A variação anual desse quesito atingiu uma queda de 65,5%, em setembro.

A pesquisa mostrou que 93,9% dos entrevistados acredita que a economia está pior do que no mesmo período do ano passado. Este é o maior percentual de insatisfação já registrado em mais de 55 meses de análise, afirmou a CNC.

Expectativa

O indicador que mede as expectativas dos empresários do comércio ficou em 121,7 pontos no mês, e apesar de ter apresentado queda de 2,4%, em relação a agosto, este é o único item que se manteve acima da zona negativa (menos de 100 pontos).

“Ainda assim, para 46,9% dos entrevistados a economia vai piorar nos próximos meses”, informou a entidade.

Emprego

A entidade apontou ainda que em setembro inicia-se a temporada de ofertas de vagas temporárias para o fim de ano, contudo, em 2015, “mostrou-se pouco favorável para contratações”.

Segundo pesquisa, 61,1% dos entrevistados pretende reduzir a contratação de funcionário nos próximos meses.

Estoque

A intenção dos empresários de investir em estoques também mostrou queda. Houve recuos de 0,2% na comparação mensal e 6,8% ante o mesmo período do ano passado.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO