Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Confiança do setor de serviços atinge menor nível desde abril de 2009

31.07.2014
10:03
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

O Índice de Confiança de Serviços (ICS) medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV) recuou 0,6% entre junho e julho. Após a sétima queda consecutiva, o índice atingiu 107,3 pontos, o menor nível desde abril de 2009, quando havia atingido 103,4 pontos.

O Índice da Situação Atual (ISA-S), considerado no cálculo do ICS, caiu 7,2%, na maior perda mensal desde fevereiro de 2009. Já o Índice de Expectativas (IE-S) avançou 4,3%, contribuindo para atenuar a queda do ICS.

De acordo com a FGV, o resultado de julho combina evoluções desfavoráveis nas percepções sobre o momento atual e favoráveis das expectativas. "Este padrão confirma o efeito negativo da paralisação parcial das atividades durante a Copa, e a decorrente melhora nas previsões para o futuro próximo. Nesse contexto, é razoável supor uma suavização da tendência declinante do ICS ao longo dos próximos meses".

“A recuperação das expectativas abre espaço para uma estabilização ou mesmo algum aumento do ritmo de atividade nos próximos meses, o que não deve alterar expressivamente o cenário de baixo crescimento até o final do ano”, avalia, em nota, Silvio Sales, consultor da FGV/IBRE.

Confinça do comércio

O Índice de Confiança do Comércio (ICOM), também divulgado nesta quinta-feira (31),  apresenta a primeira evolução relativamente favorável na margem desde fevereiro. No trimestre encerrado em julho, o índice recuou 6,3% em relação ao mesmo período de 2013, variação interanual próxima à de -6,4% registrada no trimestre encerrado em junho.

"O resultado decorreu da combinação de piora do quadro atual e melhora das expectativas em relação aos meses seguintes. A taxa interanual trimestral do Índice de Expectativas (IE-COM) passou de -6,0%, em junho, para -4,7%, em julho. No mesmo período e bases de comparação, o Índice da Situação Atual (ISA-COM) passou de uma taxa de -7,1% para -8,9%, respectivamente", informa a FGV.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO