Mato Grosso, 23 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Confiança do setor de serviços diminui em agosto, diz FGV

31.08.2015
09:51
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Confiança do setor de serviços diminui de julho para agosto
A confiança do setor ser serviços caiu 4,7% entre julho e agosto, passando de 78,4 para 74,7 pontos, segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV). Pioraram as avaliações sobre o presente e as expectativas em relação aos meses seguintes.

De acordo com a FGV, o Índice de Situação Atual (ISA-S) recuou 9,6%, após avançar 4,8% em julho, e o Índice de Expectativas (IE-S) recuou 1,7%, depois de cair 7,1% no mês anterior.

A piora do indicador que mede a percepção diante do momento atual foi determinada pela queda de 11,6% do indicador da Situação Atual dos Negócios e de 7,4% do indicador do Volume de Demanda Atual. A proporção de empresas que avaliam a situação dos negócios como boa recuou de 9,5% para 8,6%, e a parcela das que a avaliam como ruim, aumentou de 47,5% para 53,8%.

Já a queda do indicador de expectativas foi determinada, principalmente, pelo indicador que avalia o grau de otimismo com a evolução da demanda nos três meses seguintes, que recuou 2,2% frente a julho.

“Há um quadro de pessimismo entre as empresas de serviços, expresso na continuidade da queda da curva de confiança. A fragilidade na demanda, tanto das empresas quanto das famílias, vem impactando negativamente a atividade do setor, com reflexos imediatos no mercado de trabalho, uma vez que este é o setor mais empregador da economia. Os indicadores sinalizam uma nova queda no ritmo de atividade de serviços no terceiro trimestre”, avalia Silvio Sales, consultor da FGV/IBRE.

PIB

O setor de serviços, que tem o maior peso na economia brasileira, recuou 1,4% no segundo trimestre de 2015, em comparação com o mesmo período em 2014. Esta foi a maior queda registrada desde 1996, início da série do Produto Interno Bruto (PIB). Os números foram divulgados na sexta-feira (29), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO