Mato Grosso, 23 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Confirmadas focos de ferrugem em lavouras comerciais de soja em MT

04.12.2013
10:40
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Registrados os primeiros focos de ferrugem asiática em lavouras comerciais de soja emMato Grosso. Após a confirmação da doença em soja guaxa, foram detectadas duas ocorrências no município de Campos de Júlio, a 692 quilômetros de Cuiabá.

O coordenador da Comissão de Defesa Sanitária Vegetal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Wanderlei Guerra, explica que a detecção da ferrugem indica que as condições do clima são favoráveis para o aparecimento da doença. "Na propriedade onde foi registrada a ocorrência o produtor faz o monitoramento constante. A ocorrência é mesmo rara", pontua.

Conforme ele, os produtores devem monitorar constantemente as lavouras. "Aproveitem e busquem por posturas e larvas novas de Helicoverpa, em especial nas flores e vagens", alerta o representante do Mapa. Os casos, que ainda não foram registrados no Consórcio Antiferrugem, representam o terceiro foco confirmado em Mato Grosso. No Brasil, por enquanto, somam ocorrências de ferrugem asiática.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO