O consumidor paulistano está menos confiante, segundo pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), divulgada nesta quinta-feira (23).
O indicador que mede o índice de confiança recuou 2,6% em outubro, chegando aos 115,8 pontos. Na comparação com o mesmo mês de 2013, a queda foi de 16,8%.
O Índice de Expectativas do Consumidor (IEC), que integra o cálculo do indicador de confiança, caiu 0,5%, ao passar de 122,3 pontos em setembro para 121,6. Na análise de gênero de consumidores, o indicador mostra que as mulheres estão menos confiantes em relação ao cenário econômico futuro e os homens apresentaram avaliação contrária.
Também utilizado no cálculo do indicador de confiança, o Índice das Condições Econômicas Atuais (ICEA) contribuiu para o resultado negativo, com queda de 5,9%, passando de 113,8 pontos em setembro para 107,1 pontos em outubro.
De acordo com a Fecomercio, consumidores com renda superior a dez salários mínimos apresentaram avaliações mais otimistas: de 111,9 pontos registrados no último mês, passaram a ter 113,5 pontos. Já os consumidores com renda inferior a dez salários, passaram de 114,8 pontos para 104,1 pontos.
"Esta falta de otimismo é ocasionada, principalmente, pela perda do poder de compra dos salários com os aumentos sistemáticos nos preços ao consumidor, que descreveram certa acomodação nos meses julho e agosto, mas voltaram a subir no mês de setembro, o que confirma a pressão sobre determinados bens de consumo, em especial nos produtos alimentícios. Contribui para isso também o encarecimento do crédito devido aos juros altos", afirmou a pesquisa, em nota.