Mato Grosso, 23 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Consumo de eletricidade tem queda de 2,8% em outubro

06.12.2016
18:34
FONTE: Portal Brasil

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Consumo de eletricidade tem queda de 2,8% em outubro

    Segmento industrial de maior queda no consumo foi o de extração de minerais metálicos (-18,4%).

O consumo de energia elétrica totalizou 38.079 GWh em outubro no Brasil. Isso significa uma queda de 2,8%, menor variação mensal desde março, segundo a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), vinculada ao Ministério de Minas e Energia. Acesse aqui a resenha mensal completa da EPE.

Todas as classes de consumo apresentaram declínio, em especial o comércio e serviços (-6,9%), que registrou a maior queda do ano, e a residencial (-2,5%). Contribuíram para esse resultado as temperaturas mais amenas e a conjuntura econômica adversa.

No setor residencial, a queda ocorre após sete meses consecutivos de aumento do consumo, destacando a Região Centro-Oeste, com baixa de 8%. O consumo da classe comercial acompanha o desaquecimento econômico.

O segmento industrial que mostrou maior queda no consumo de eletricidade em outubro foi o de extração de minerais metálicos (-18,4%). Em contrapartida, a metalurgia permaneceu como principal segmento de consumo industrial de eletricidade no País, com expansão de 8,4%.

De acordo com a EPE, essa alta se deveu, em especial, às ferroligas, à siderurgia e à metalurgia dos metais não ferrosos de Minas Gerais, cujo consumo de eletricidade evoluiu 32,8%.

Nos últimos 12 meses, o consumo de energia caiu 1,6%, puxado principalmente pela indústria, que mostrou retração de 4,5%, informou a EPE.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO