Mato Grosso, 29 de Março de 2024
Economia / Agronegócio

Consumo de energia elétrica no país caiu 2,2% em maio, diz EPE

01.07.2015
10:23
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Tarifa de energia elétrica sofreu reajuste em diversas capitais do país
O consumo de energia elétrica no Brasil caiu 2,2% em maio, em comparação com o mesmo mês em 2014, informou a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), nesta quarta-feira (01). Foram consumidos um total de 38.196 gigawatts por hora (GWh).

Segundo a entidade, "economia mais fraca e tarifas mais altas inibem consumo de energia na baixa tensão".

No ano, o consumo total acumulou queda de 0,9%, informou a EPE. Já em doze meses, houve um crescimento de 0,2%, em relação ao igual período do ano anterior.

"Embora fevereiro e março já tenham trazido crescimentos mais baixos para essas classes, havia, contudo, grande influência da base elevada em 2014, devido às altas temperaturas. Já o resultado de maio, livre dessas influências, parece refletir os efeitos combinados da queda do poder aquisitivo das famílias com o aumento das tarifas de eletricidade, aplicado em todas as distribuidoras", analisou, em nota.

Domicílios

A redução de gasto de energia também foi observada nas residências brasileiras, com uma queda de 2,5%, “refletindo sobretudo os declínios de 4,2% no Sudeste e de 4,5% na região Sul”, informou a empresa.

Indústria

Na indústria, houve recuo de 4,2% no consumo, alinhado também com o mercado do Sudeste, que representa 53% da demanda da energia nesse setor.

Comércio e serviços

Na contramão dos domicílios e indústria, o consumo do comércio e serviço apresentou crescimento no mês de 0,5%, “explicado principalmente pela forte expansão observada na região Nordeste”, apontou a EPE. Na região Sudeste, houve queda de 3,9%.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO