Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Economia / Agronegócio

Conta de luz de clientes da Cemig sobe até 15,78% nesta terça-feira

08.04.2014
06:47
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta segunda-feira (7) reajuste de 15,78% na conta de luz para os clientes residenciais da Cemig, distribuidora que atua em Minas Gerais. Para a alta tensão (indústrias), a alta será de 12,41%. O reajuste começa a valer nesta terça-feira (8).

O diretor-geral da Aneel, Romeu Rufino, disse que essa alta na tarifa da Cemig se deve, em grande parte, ao efeito causado no setor elétrico pela queda acentuada no volume dos reservatórios das hidrelétricas nos últimos meses.

Por conta dessa situação, provocada pelo baixo volume de chuvas, foi preciso acionar as usinas termelétricas, que geram energia por meio da queima de combustíveis como óleo e gás. O funcionamento dessas usinas ajuda a poupar água dos reservatórios, porém custo da energia delas é mais alto.

Além disso, nesse início de ano o preço da energia no mercado à vista atingiu o valor mais alto da história, outro efeito da queda no nível das represas. Distribuidoras que não têm contratada, via leilões feitos pelo governo, toda a energia que precisam para atender aos seus consumidores, precisam recorrer ao mercado à vista, e isso também acaba elevando a conta de luz.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO