Mato Grosso, 23 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Copa atrapalha, e indústria de SP tem pior resultado desde 2001, diz Fiesp

30.07.2014
15:59
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A Copa do Mundo prejudicou o desempenho da indústria de São Paulo em junho. Segundo a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), a competição reduziu o número de horas trabalhadas na produção, e a atividade do setor teve queda de 2,7% no mês, na comparação com o mês anterior – o pior resultado mensal da série histórica da pesquisa, iniciada em 2001.

De acordo com a entidade, no entanto, a queda já era esperada, “uma vez que o setor manufatureiro vem apresentando um arrefecimento da atividade cada vez mais agravado”, diz a Fiesp em nota, citando análise de Paulo Francini, diretor de Economia da entidade.

“Porque você tem 20 dias do mês, praticamente, que coincidiram com a Copa. Estabeleceu-se um conjunto de interrupções dessa e daquela natureza em dias de jogos. Portanto, a queda do mês de junho foi influenciada por esta redução”, explica Francini em nota.

No primeiro semestre, a indústria paulista teve queda de 7,3%, a pior desde 2009, quando chegou a registrar perda de 15,8%, em consequência da crise econômica mundial.

A estimativa da entidade, até agora, é que a indústria paulista chegue ao final do ano com queda de 4,4%. Essa previsão, no entanto, deve ser revisada para baixo.

“Já havíamos feito uma [estimativa] no final do ano passado, fizemos uma revisão em março e, terminado o primeiro semestre, estamos sendo obrigados a fazer mais uma revisão. E é muito provável que essa previsão de queda aumente para um número ainda desconhecido”, diz Francini. A federação deve divulgar suas novas estimativas ainda em agosto deste ano.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO