Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Economia / Agronegócio

Criadores de peixes conseguem na Justiça suspender hidrelétrica em SP

27.08.2014
09:54
FONTE: Globo Rural

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Ilustração
Em São Paulo, a falta de chuva já está provocando disputas judiciais. Criadores de peixe entraram na Justiça para tentar frear a geração de energia na hidrelétrica de Ilha Solteira porque acreditam que, com a paralisação das atividades, o nível da água voltará a subir.

Pedro Sanfelice tem criação de peixes em Santa Clara D'Oeste, no noroeste de São Paulo. Com os níveis dos reservatórios dos Rios Grande, Paraná e Tietê abaixo do recomendado para a piscicultura, ele não pode se descuidar. Os tanques, que antes ficavam em um só lugar, agora precisam ser deslocados com frequência, por causa do recuo da água.

A situação é consequência da pior seca das últimas décadas na região. No ano passado, em um ponto onde a profundidade chegava a oito metros, hoje, não passa de um metro. O rio onde Pedro tem os tanques faz parte do sistema que abastece a usina hidrelétrica de Ilha Solteira e de acordo com os criadores, a hidrelétrica, que é de responsabilidade da Companhia Energética de São Paulo (Cesp), não deixou de gerar energia, o que contribuiu para baixar ainda mais o nível dos rios.

Preocupadas com os prejuízos e até com a paralisação da atividade, as associações de piscicultores da região entraram com uma ação contra o Operador Nacional do Sistema Elétrico e a Cesp.

A Justiça Federal aceitou o pedido e determinou a suspensão imediata da geração de energia na usina de Ilha Solteira, mas a Cesp informa que ainda não recebeu determinação judicial para suspender as operações. Segundo a companhia, a usina hidrelétrica de Ilha Solteira funciona de acordo com a programação estabelecida pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico.

Já a Secretaria de Energia de São Paulo diz que a concessionária faz testes para reduzir a vazão dos reservatórios de Jupiá e de Porto Primavera, o que deve colaborar para a recuperação do reservatório de Ilha Solteira.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO