Mato Grosso, 20 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Cultivo do maracujá é a principal fonte de renda de produtores do CE

24.04.2014
09:44
FONTE: Globo Rural

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Pequenos agricultores do norte do Ceará apostaram no maracujá como fonte de renda e estão felizes com o resultado. A cultura se adaptou bem à região e tem mercado garantido.

Entre ramos e folhas, o maracujá está pronto para ser colhido. A fruta é a principal fonte de renda de pequenos produtores da região da Serra da Ibiapaba, no Ceará.

Antônio Ferreira de Barros planta a fruta há 20 anos. Ele tem 3 mil pés e de lá para cá, o maracujá só tem trazido alegria para a família.

Na hora de colher, não pode tirar logo o fruto do pé, sem antes verificar se ele está no ponto. Para isso, o agricultor tem que ser bom de ouvido.

O maracujá precisa de água pelo menos duas vezes por semana. Durante o período chuvoso na região, que vai de fevereiro à maio, a irrigação é natural, com água da chuva. Depois disso, os agricultores precisam usar um sistema artificial que construíram para garantir a produtividade da lavoura.

O maracujá produzido na Serra da Ibiapaba abastece as capitais do Nordeste e também o estado de São Paulo. A caixa com 18 quilos é vendida entre R$ 20 e R$ 30, em média.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO