Mato Grosso, 18 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

De portas abertas, cidades já voltam a sentir efeitos econômicos após reabertura de usina

28.11.2014
08:50
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Há menos de um mês reaberta, após dois anos fechada, a Usina Pumaty, em Joaquim Nabuco, na Zona da Mata Sul pernambucana, começa a produzir os primeiros efeitos financeiros para a Região. Já foi injetado na economia do local 1,5 milhão somente com o pagamento quinzenal dos funcionários agroindustriais e pela cana fornecida para a unidade por 250 produtores de cana-de-açúcar. Outros R$ 2,5 milhões já estão reservados para o pagamento da próxima quinzena. São aproximadamente 4 mil empregos diretos e indiretos. Cerca de 4 mil toneladas de cana têm sido moídas diariamente desde o último dia 6. A quantidade pode chegar a 8 mil/dia quando a usina fabricar açúcar. E todo este movimento começa a transformar a realidade comercial das cidades canavieiros envolvidas neste processo. A volta do funcionamento da usina é resultado da ação de uma cooperativa de Canavieiros (Agrocan), que arrendaram a unidade com o apoio do Sindicato dos Cultivadores de Cana e da Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP).
 
Um exemplo do incremento econômico local já pode ser visto no melhor desempenho de negócio da feira pública da cidade onde funciona a usina. Esta afirmação foi feita ontem pelo próprio prefeito de Joaquim Nabuco, João Carvalho, durante visita que fez à usina Pumaty, acompanhando o secretário estadual da Agricultura, José Aldo, e o deputado Aloísio Lessa. A visita foi organizada pela AFCP e o Sindicato dos Cultivadores de Cana. “Até o final da safra, cerca de mil produtores de cana devem fornecer para Pumaty”, informou Alexandre Andrade Lima, presidente da AFCP, ao secretário José Aldo, que ficou impressionando com toda a movimentação tanto no pátio da usina, com a fila de caminhões esperando descarregar a cana, como também com o pleno funcionamento no parque industrial, reacendendo a vocação econômica dos municípios canavieiros no local.
 
Lima aproveitou para convidar o secretário a visitar e comparar a situação inversa de outra usina no estado. “Enquanto a Mata Sul volta a prosperar com a Pumaty funcionando, a economia das cidades canavieiras da Mata Norte continua precária devido as portas fechadas da usina Cruangi, em Timbaúba. Aldo se comprometeu em visitar a unidade na próxima semana. A AFCP e o Sindicato também têm projeto para arrendar e reabrir a Cruangi por meio de outra cooperativa de produtores de cana. O projeto já foi apresentado ao governador eleito Paulo Câmara. Os canavieiros inclusive aguardam uma visita do novo gestor ao parque industrial da usina Pumaty também.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO