Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

'Decepcionante', diz Parente sobre alta do preço da gasolina nos postos

24.10.2016
16:19
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

O presidente da Petrobras, Pedro Parente, classificou como “decepcionante” o fato da redução aplicada aos preços da gasolina e do diesel nas refinarias não terem chegado ao consumidor final. Ele destacou que a companhia não faz pesquisa de preços, mas disse estar ciente de que em pelo menos 11 estados o preço da gasolina aumentou após o anúncio.

“O que a Petrobras fez foi exatamente o que ela anunciou. Ela fez uma redução média nos preços das refinarias [2,7% para diesel e 3,2% para a gasolina]. Estes percentuais são médios, eles foram aplicados, mas vocês sabem que o mercado tem a própria regulação de preços. Todos têm absoluta liberdade de fixar os seus preços”, disse parente.

Quando anunciou a redução dos preços, no dia 14 de outubro, Parente chegou a destacar que a expectativa era de que o preço cobrado ao consumidor final caísse. Se o percentual aplicado pela companhia às refinarias fosse integralmente repassado, o preço nos postos poderia ficar até R$ 0,05.

“Eu acho que como expectativa é decepcionante ver que isso não chegou ao consumidor”, declarou Parente. Ele enfatizou que, sendo o mercado livre para estipular os preços, a Petrobras não poderia responder pelo reflexo nas bombas dos postos.

Parente comentou a questão do preço da gasolina nos postos durante coletiva de imprensa na 18ª edição da Rio Oil & Gas, a principal feira do setor petroleiro, que acontece no Rio de Janeiro. Na coletiva, a Petrobras divulgou o acordo firmado com a Total nas áreas de exploração e produção (E&P) e gás e energia (G&E).

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO