Mato Grosso, 24 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Demanda por voos domésticos fica estável em junho, aponta Abear

21.07.2014
15:20
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A demanda por voos domésticos das quatro maiores empresas aéreas do Brasil ficou praticamente estável em junho, quando foi realizada a Copa do Mundo no país, com variação positiva de 0,4% ante o junho do ano passado, informou nesta segunda-feira (21) a associação que representa o setor, Abear, nesta segunda-feira.

Já no primeiro semestre, a demanda avançou 6,6% ante o mesmo período de 2013, enquanto a oferta ficou estável.

A substituição do fluxo normal de passageiros, constituído em grande parte por viagens de negócios, por turistas durante o Mundial no Brasil ocorreu em volume "um pouco maior do que as expectativas preliminares do setor", o que permitiu o ligeiro avanço na demanda, disse a Abear. A entidade ressaltou, contudo, que os dados não captam todo a duração do evento esportivo, que começou no dia 12 de junho e se estendeu até 13 de julho.

Em junho, a oferta das quatro maiores companhias aéreas recuou 1,5% sobre junho de 2013. Com o ligeiro avanço da demanda e recuo da oferta, a taxa de ocupação subiu 1 ponto percentual para 78,4% no mês.
No semestre, a taxa de ocupação ficou em 79,25%.

Em junho, a TAM manteve a liderança do mercado, com fatia de 37,8%, seguida pela Gol, com 35,4%, pela Azul, com 17,7%, e pela Avianca, com 9,1%.

As associadas Abear embarcaram 6,2 milhões de passageiros ao longo dos 30 dias de operações de junho, queda de 0,7% em relação ao ano anterior (quando havia sido registrado um total também próximo de 6,2 milhões de pessoas).

No semestre, o total de passageiros embarcados se expandiu 4,2% para 38,6 milhões de consumidores.
Voos internacionais

A Abear disse que a Copa do Mundo ajudou a impulsionar a demanda por viagens internacionais em junho, que subiu 7,5%, enquanto a taxa de ocupação ficou em 81,5%, alta de 5,6 pontos percentuais.

Entre as companhias nacionais, apenas TAM e Gol operam voos internacionais no momento. No total, 383 mil passageiros embarcaram para o exterior pelas duas companhias em junho, alta de 7%.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO