Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Dia do Campo Limpo acontece hoje com visitação a Central de Embalagens em Lucas

18.08.2014
05:00
FONTE: ExpressoMT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Cerca de 800 alunos de escolas públicas e particulares de Lucas do Rio Verde são aguardados para participar da 10ª edição do Dia Nacional do Campo Limpo no município que acontecerá nesta segunda-feira. A programação contará com palestras e visitação a Central de Recebimento de Embalagens mantida no município que vem alcançando índices próximos a 100% na devolução das embalagens de agrotóxicos vendidos aos produtores rurais. A central também recebe embalagens de cidades vizinhas, como Tapurah.

De acordo com o coordenador da central, Rangel Portela, durante a semana passada foram realizadas algumas ações como a realização de palestras a alunos da Escola São Cristóvão, localizada na zona rural do município. Na ocasião, alunos tomaram conhecimento do uso adequado dos equipamentos de proteção individual, da forma correta de efetuar a tríplice lavagem e ainda ganharam mudas de árvores nativas.

A devolução das embalagens de agrotóxicos para descarte através das centrais de recebimento é determinada por lei. Pequenos, médios e grandes produtores devem retornar o material que é destinado a reciclagem. O índice de devolução no país alcança 94% dos agrotóxicos comercializados. Em Lucas, o número de produtores que retornam o material é de quase 100%. No ano passado, cerca de 680 toneladas foram recebidas na central e a expectativa que número chegue a quase 700 toneladas esse ano. “Não que aumente mais o consumo, mas o produtor está consciente da devolução, seja da embalagem plástica, metálica ou papelão. Todas as embalagens vinculadas ao agrotóxico devem ser entregues nessa central”, orientou.

Rangel credita esse bom desempenho de Lucas do Rio Verde às ações desenvolvidas junto ao produtor. “Temos projetos junto aos pequenos produtores, aos chacareiros, e a Prefeitura é nossa parceira. Então, eventos como esse vêm comemorar o sucesso que é no Brasil inteiro, que é a devolução”, concluiu.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO