Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Economia / Agronegócio

Dólar atinge máxima de 6 anos contra iene após Fed e Nikkei sobe

18.09.2014
09:32
FONTE: Reuters

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

As ações japonesas saltaram nesta quinta-feira (18) após o dólar alcançar pico de seis anos contra o iene, uma vez que a perspectiva do Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos, para a elevação das taxas de juros destacou a rota divergente entre os EUA e o resto do mundo desenvolvido.

Em outros mercados regionais, a recepção foi mista, com o índice MSCI que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão caindo para mínimas de 12 semanas devido ao espectro da elevação dos juros nos EUA e do crescimento econômico mais lento na China. Às 7h35 (horário de Brasília), o índice recuava 0,53%.

Embora o Fed tenha mantido a linguagem sugerindo que as elevações dos juros não acontecerão por um "horizonte relevante", o banco central também indicou que suas autoridades acreditam que o Fed pode elevar os custos de empréstimos mais rapidamente do que esperado quando começar a agir.

A reação do mercado também ofuscou uma leitura surpreendentemente fraca sobre a inflação nos EUA, mesmo depois que a chair do Fed, Janet Yellen, enfatizou que a política monetária dependerá muito do desempenho da economia nos próximos meses.

O dólar chegou a atingir 108,87 ienes, seu nível mais alto desde setembro de 2008 e saindo de 107,00 ienes antes do comunicado do Fed.

Um iene mais fraco é geralmente visto como positivo para as exportações japonesas e os lucros de companhias, ajudando a levar o índice Nikkei de Tóquio a uma alta de 1,13% e seu melhor nível desde janeiro.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO