Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Dólar fecha em queda, de olho no cenário político e após decisão do BCE

08.12.2016
17:28
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

O dólar fechou em queda nesta quinta-feira (8), após o Banco Central Europeu (BCE) reduzir o programa de estímulos a 60 bilhões de euros por mês e o presidente da instituição, Mario Draghi, ter sinalizado sobre o avanço da economia da reunião.

O dólar recuou 0,62%, a R$ 3,3830 na venda, na quarta queda seguida.

"Draghi disse que a economia está voltando à vida, o que pode significar mais juros em algum momento, e que a deflação está fora de cogitação", comentou um operador de uma corretora local à Reuters.

O BCE cortou inesperadamente suas compras de ativos para 60 bilhões de euros por mês, a partir de abril de 2017, dos atuais 80 bilhões de euros. O montante valerá até o final do próximo ano e, caso necessário, poderá ser elevado novamente.

Draghi disse, em entrevista coletiva, que há indicação de alguma recuperação global mais forte, que a inflação subirá mais em 2018 e em 2019 e que não há risco de deflação.

Com o movimento do BCE, deve haver menor liquidez global e sobrará menos recursos para países como o Brasil, o que puxava o dólar para cima, segundo a Reuters.

Seguia no radar dos investidores também a proximidade da reunião do Federal Reserve, banco central norte-americano, na semana que vem, quando deve elevar os juros, como amplamente esperado pelo mercado, segundo pesquisa da Reuters. Os investidores, no entanto, vão buscar pistas sobre novos e/ou maiores aumentos após a eleição de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos, cuja política econômica pode ser inflacionária.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO