Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Economia da Alemanha cresce 0,3% no último trimestre de 2015

12.02.2016
10:02
FONTE: Reuters

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A Alemanha registrou crescimento econômico moderado no último trimestre de 2015, informou nesta sexta-feira (12) a Agência Federal de Estatísticas, uma vez que gastos mais altos do Estado compensaram o desempenho do comércio exterior.

O Produto Interno Bruto (PIB) trimestral cresceu 0,3% nos últimos três meses de 2015, em linha com a expectativa em pesquisa da Reuters e à mesma taxa do trimestre anterior.

O crescimento total em 2015 foi de 1,7%.

Os dados não ajustados mostraram que a economia expandiu 2,1% no quarto trimestre na comparação anual, ficando pouco abaixo da expectativa de crescimento de 2,3%.

"Lento mas constante foi o lema de 2015", disse o economista-chefe do VP Bank Group, Thomas Gitzel, descrevendo o crescimento do quarto trimestre como "nada estimulante", mas também como nenhuma razão para preocupação.

A agência de estatísticas disse que mais foi investido em construção comparado ao trimestre anterior, enquanto o comércio exterior agiu como um freio para o crescimento.

Após um primeiro semestre sólido em 2015, a economia desacelerou ligeiramente no segundo semestre, com a turbulência nos mercados emergentes e a desaceleração na China deixando suas marcas.

A leitura se segue a dados surpreendentemente fracos da produção industrial de dezembro, que destacam os desafios que a economia alemã, tradicionalmente voltada para a exportação, encara este ano após a desaceleração dos mercados emergentes.

Zona do Euro

A economia da Zona do Euro cresceu no quarto trimestre no mesmo ritmo do terceiro trimestre porque a produção industrial caiu em dezembro, marcando uma desaceleração em relação ao primeiro semestre do ano e ampliando os argumentos por mais afrouxamento monetário. A expansão do PIB da Zona do Euro foi de 1,5% em 2015.

A agência de estatísticas da União Europeia, Eurostat, informou que o Produto Interno Bruto (PIB) dos 19 países da zona do euro cresceu 0,3% no quarto trimestre em relação ao anterior, a mesma taxa do período de julho a setembro, como esperado por economistas consultados pela Reuters.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO