Mato Grosso, 29 de Março de 2024
Economia / Agronegócio

Economia da China está mais forte do que dados mostram, diz governo

17.04.2014
09:41
FONTE: Reuters

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A economia da China está melhor do que os dados oficiais sugerem, afirmou o Ministério do Comércio um dia depois da divulgação de números sobre o Produto Interno Bruto (PIB) do país, acrescentando que as metas para as exportações e importações neste ano devem ser cumpridas apesar de alguma cautela.

O porta-voz do ministério Shen Danyang afirmou que uma alta nas entregas de exportações, uma pesquisa junto a exportadores do departamento de alfândega e o crescimento no comércio em províncias individuais mostram que a economia está em boa forma.

"Concordo com a opinião de que a economia e o comércio estão melhores do que os dados divulgados mostram", disse Shen a repórteres nesta quinta-feira.

Dados divulgados na quarta-feira mostraram que a economia cresceu 7,4% no primeiro trimestre na comparação anual, menor ritmo desde o terceiro trimestre de 2012, mas ainda acima da expectativa de 7,3%.

Os dados de comércio de março divulgados neste mês mostraram que as exportações caíram inesperadamente pelo segundo mês seguido e as importações recuaram com força.

Shen explicou que os números do comércio em 2013 foram inflados artificialmente pela divulgação de acordos falsos, usados para evitar controles de capital, antes de sanções. Esse foi um dos motivos para a forte queda nos números de comércio no primeiro trimestre, acrescentou ele.

"Excluindo a base de comparação anormalmente alta do ano passado, as exportações e importações da China no primeiro trimestre na verdade cresceram 4,6% e 9,6%, respectivamente", disse ele.

O governo tem repetidamente dito que vai aceitar crescimento mais lento para avançar com a reestruturação da economia, afastando-se da dependência de investimentos e crédito.

Dados do Ministério do Comércio nesta quinta-feira mostraram entrada de investimentos estrangeiros diretos de US$ 12,2 bilhões em março, queda de 1,5% ante o ano anterior. Entretanto, o total no primeiro trimestre cresceu 5,5% na comparação anual, para US$ 31,5 bilhões, e Shen afirmou que a tendência de crescimento estável está intacta.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO