Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Economia 'encolheu' 0,3% em maio, estima Serasa

22.07.2014
10:13
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Após uma recuperação em abril, a economia brasileira voltou a “encolher” em maio, segundo dados divulgados nesta terça-feira (22) pela Serasa. O indicador de atividade econômica da entidade mostrou queda de 0,3% em maio, após uma alta de 0,5% no mês anterior. Foi a terceira queda do chamado “PIB mensal” no ano: em janeiro, houve baixa de 0,4%, e em março, de 2%.

Na passagem de abril para maio, o maior recuo foi verificado na agropecuária, de 1,6%, no pior resultado desde setembro. A indústria teve queda mais modesta, de 0,2%, enquanto os serviços cresceram 0,2%.

Em relação a maio de 2013, a economia teve queda de 0,1%, segundo o levantamento. No acumulado do ano, houve alta de 1,1%, e em 12 meses, de 1,8% – a menor desde abril de 2013, quando ficou em 1,7%, e igual à registrada em maio do mesmo ano.

Em nota, a Serasa afirma que os economistas da entidade apontam que o baixo dinamismo da atividade econômica “é reflexo não apenas da política monetária mais apertada (juros elevados) para combater a inflação, mas também do baixo grau de confiança de consumidores e empresários quanto à evolução das condições econômicas prospectivas, o que acaba inibindo investimentos por parte das empresas, bem como a disposição em ampliar o endividamento por parte dos consumidores”.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO