Mato Grosso, 29 de Março de 2024
Economia / Agronegócio

Economia não está parada e não está em recessão, diz Guido Mantega

02.09.2014
15:08
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • O ministro da Fazenda, Guido Mantega, fala à Câmara nesta quarta-feira (26)
A economia não está parada e não está em recessão, disse o ministro da Fazenda, Guido Mantega, nesta terça-feira (2). Os comentários foram feitos após a divulgação da produção industrial, que avançou 0,7% em julho depois de cinco meses seguidos de retração.

Segundo o ministro da Fazenda, a economia brasileira teve "problemas passageiros no primeiro semestre". De acordo com números divulgados na semana passada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro teve retração de 0,6% no segundo trimestre deste ano e, nos três primeiros meses de 2014, houve uma contração de 0,2%. Dois trimestres consecutivos de resultado negativo configuram um quadro que os economistas classificam de "recessão técnica".

"Neste segundo semestre, vamos em direção a uma gradual melhoria", acrescentou. De acordo com Guido Mantega, o resultado da produção industrial em julho "veio bem". "Mostrando que no segundo semestre temos recuperação da atividade econômica. O que mais cresceu foram bens duráveis e bens de capital", afirmou.

Ele citou ainda outros indicadores econômicos. Observou que o chamado PMI, que é um índice dos gerentes de compras do setor industrial, está acima de 50 pontos, o que significa intenção de aumentar a atividade.

"Um outro dado importante [que saiu recentemente] é o lucro das 271 maiores empresas com capital aberto, que aumentou 56% no primeiro semestre deste ano, frente ao mesmo período do ano passado. A receita líquida cresceu 11,9% no mesmo período", acrescentou o ministro da Fazenda.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO