Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Economia / Agronegócio

Economista Piketty tem tarde de celebridade na USP

26.11.2014
15:07
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Economista foi 'cercado' e atendeu a pedidos de fotos e autógrafos
O economista francês Thomas Piketty, autor do polêmico livro "Capital no século XXI", foi recebido como celebridade nesta quarta-feira (26) na Universidade de São Paulo (USP). O escritor participa nesta tarde de um debate sobre a sua obra na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA-USP), em São Paulo.

Logo na chegada, o francês foi cercado por estudantes, professores e convidados que cercaram o economista para pedirem autógrafos e tirarem fotos.

O livro de Piketty, recém-lançado em português no Brasil, vem sendo considerada uma atualização do livro de Karl Marx, “O Capital”, e transformou o economista em uma celebridade. Em seu provocativo livro, o autor conclui que a desigualdade de renda, que caiu por muitas décadas no século passado, voltou a aumentar no mundo.

O estudo avalia padrões econômicos e sociais, a partir da análise de dados inéditos de 20 países, em pesquisa que remonta ao século XVIII. A obra aponta uma contradição central no capitalismo que, em vez de dar oportunidades iguais de crescimento para todos, estaria tornando a desigualdade mais extrema, já que quem tem mais dinheiro consegue a riqueza em escala maior.

Segundo o economista, a desigualdade está aumentando porque o rendimento sobre o capital (aluguéis, ações, aplicações) tem sido maior que o da renda obtida com o trabalho e superior à taxa média de expansão da economia. Assim, quem tem dinheiro sobrando para investir vê o montante crescer mais que os que não têm.

De acordo com o autor, a sociedade estaria retornando ao “capitalismo patrimonial”, no qual as grandes economias vêm de dinastias familiares. Como possível solução, Piketty defende elevar o imposto pago pelos mais ricos e taxar as grandes fortunas.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO