Mato Grosso, 29 de Março de 2024
Economia / Agronegócio

Electrolux vê 'crescimento anêmico' na Europa e dificuldades no Brasil

20.10.2014
10:34
FONTE: Reuters

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Fabricante diz que desaceleração da economia brasileira impacta demanda
A fabricante global de eletrodomésticos Electrolux adotou um tom de cautela sobre suas operações na Europa, estimando um crescimento de mercado na parte inferior da faixa que havia previsto, após informar lucro trimestral melhor do que o esperado nesta segunda-feira.

O grupo sueco, que disputa a liderança do mercado com a rival norte-americana Whirlpool e a chinesa Haier, disse que espera que a demanda na Europa, que responde por cerca de um terço das vendas, suba em torno de 1% neste ano, na parte inferior da suas expectativas de expansão de 1 a 3%.

"O mercado na Europa está fraco. Está mais fraco do que esperávamos no início do ano", disse o presidente-executivo, Keith McLoughlin, em entrevista coletiva.

O Brasil é outro mercado difícil, com uma desaceleração da economia impactando a demanda e com o enfraquecimento da moeda levando a Electrolux a compensar o movimento com o aumento dos preços. O real recuou 10% em relação ao dólar nos últimos seis meses.

"Embora a demanda de mercado no Brasil tenha se estabilizado após uma primavera e verão muito fracos, outras partes da América Latina continuaram a sofrer deterioração", disse a empresa em um comunicado.

Apesar da fraqueza na Europa, anos de fechamento de fábricas e cortes de custos na região têm contribuído para aumentar a rentabilidade, permitindo à Electrolux registrar um aumento melhor do que o esperado de 29% no lucro, o que fazia suas ações subirem 5,46% às 8h24 (horário de Brasília).

O grupo registrou lucro operacional no terceiro trimestre de 1,39 bilhão de coroas suecas (US$ 193 milhões), contra uma previsão média de 1,33 bilhão de coroas em uma pesquisa da Reuters com analistas.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO