Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Economia / Agronegócio

Em encontro, mulheres são desafiadas a formar comissão dentro do Sindicato Rural de Lucas

26.07.2014
12:03
FONTE: ExpressoMT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Os organizadores do 1º Encontro de Mulheres Produtoras Rurais de Lucas do Rio Verde ficaram satisfeitos com a participação no evento, realizado pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde, através das secretarias de Agricultura, Cidadania e Habitação e Meio Ambiente, em parceria com o Sindicato Rural e Aprosoja. O encontro aconteceu no auditório do sindicato Rural ontem à noite, em comemoração ao dia do agricultor.

As participantes acompanharam palestras que tiveram como objetivo valorizar o trabalho da mulher no meio rural e incentivar o desenvolvimento econômico em benefício da mulher no campo. Rubens de Pinho Filho, diretor do Sebrae de Lucas do Rio Verde, tratou sobre empreendedorismo. Nessa mesma linha, a presidenta do Sindicato Rural de Matupá, Cecília Staffuza, trouxe sua experiência sobre a tomada de decisões na instituição. A terceira palestra, motivacional, foi proferida pelo conferencista internacional Omar Hennemann, que abordou o tema “Ser melhor, o desafio de cada dia”.

A presidenta do sindicato rural de Matupá ficou satisfeita pelo interesse demonstrado pelas mulheres luverdenses em participação mais ativamente no mundo do agronegócio. Cecília Staffuza ocupa há dois mandatos a presidência do sindicato rural e afirmou que as mulheres podem e tem competência para desenvolver a liderança, ou mesmo participar da diretoria da entidade. “É importante que venha participar como integrante, como membro, participação e também na Federação da Agricultura, que a gente faz parte também”, pontuou, lembrando que a participação feminina ainda é pequena.

Staffuza lembra que as mulheres têm desenvolvido atividades no agronegócio, porém, não aparecem com o mesmo destaque dos homens. “Ela fica mais na retaguarda, mas tem um papel fundamental na produção de alimentos e às vezes fica um pouco esquecida”, destacou, acreditando que chegou a hora de as mulheres participarem mais de reuniões de sindicatos e de instituições, como as Câmaras Municipais. “É bom realizar um trabalho que seja reconhecido também”, acrescentou.

O prefeito em exercício, Miguel Vaz Ribeiro, mostrou satisfação com a participação das mulheres no encontro e apontou que o evento serviu para mostrar a importância feminina na sociedade. “Pra valorizar o papel que as mulheres tiveram no desenvolvimento econômico do nosso município, exatamente por ser um município com base na agricultura, e as mulheres tiveram papel determinante ao longo dessa história”, ressaltou Miguel.

Comissão de Mulheres
Ao falar sobre a participação das mulheres no encontro, a secretária de Agricultura, Luciane Copetti, disse que chegou a hora de ouvir o que elas pensam e partir de agora determinar que ações serão desenvolvidas. Ela cita que o encontro mostrou que elas têm interesse em buscar qualificação. “Não teríamos feito o que foi feito em Lucas do Rio Verde se as mulheres não ficassem aqui”, acentuou Luciane.

A secretária defendeu a participação das mulheres nas ações sindicais. “Essa instituição tem muita coisa a ensinar e muita coisa pra aprender”, disse, citando que os desafios são muitos. 

“Queremos trabalhar parar a comissão de mulheres produtoras rurais dentro do Sindicato dos Produtores. Esse foi um desafio lançado pelo presidente (Carlos Simon)”, salientou Luciane, que espera envolver as mulheres que participaram do encontro e outras que acabaram não participando do encontro desta sexta-feira. “E então começar a qualificação e a abrangência da mulher dentro do sindicato”, concluiu.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO