Mato Grosso, 16 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Em evento voltado a mulheres, palestrantes falam sobre sucessão familiar empresarial rural

30.07.2015
16:48
FONTE: ExpressoMT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Produtoras rurais de Lucas do Rio Verde participaram de palestras sobre sucessão familiar e também de motivação no 2º Encontro de Mulheres Produtoras Rurais de Lucas do Rio Verde promovido em parceria pelo Sindicato Rural e Prefeitura de Lucas do Rio Verde, com o apoio da Associação dos Produtores de Soja e Milho (Aprosoja) O evento teve como objetivo integrar a mulher ao contexto sindical e mostrar sua importância na gestão da propriedade rural. 

A programação iniciou com a palestra ‘Menos conflitos e maior harmonia na empresa rural’ proferida por Sandro Elias e Franco Cammarota, diretores da Safras e Cifras de Pelotas-RS. O objetivo dos consultores foi sensibilizar as produtoras rurais sobre a importância de planejar a Sucessão Familiar ainda em vida. Sandro Elias lembra que o projeto sucessão familiar é de continuidade e o papel da mulher é fundamental no processo. “Muitos dos atritos que ocorrem é por falta de comunicação na família, por falta de comunicação ou que é feita de forma errada”, assinalou.

Cammarota observou que a mulher vem assumindo funções importantes na sociedade moderna, sendo na área familiar ou mesmo de negócios. Ele cita que a até idos anos 90, a mulher tratava assuntos relacionados a família. A partir do ano 2000 a área de atuação passou a ser na discussão de negócios, ajudando nos processos de sucessão, ajudando a preparar os filhos para assumir a direção dos negócios da família. “Rompendo o aspecto machista, pois víamos o meio rural como masculinizado, o que não o é”, pontuou.

O superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas ( Sebrae-TO), Omar Antônio Hennemann, proferiu palestra com o tema ‘Empreender ou morrer’. Segundo Hennemann, é no momento de crise que surgem as oportunidades para aqueles que têm o ‘bichinho do empreendedorismo’. “Os empreendedores veem que precisam avançar e não recuar. Quanto mais a crise é forte, mais é preciso inovar. Não é inventar um novo jeito, é observar o que os outros estão fazendo e adaptar a sua própria realidade”. 

A produtora rural e pioneira Tania Maria Vendrusculo, exaltou a realização do 2º Encontro das Mulheres e lembrou que as mulheres têm que participar das ações do Sindicato Rural. “Todos nós trabalhamos e temos essa preocupação: os nossos filhos vão dar continuidade (nos negócios)? É importante a abordagem desse tema de sucessão familiar”, destacou a produtora.

“Nosso primeiro encontro foi uma provocação a essas mulheres. Nesse segundo momento, o encontro começa a tomar outro sentido. Nós estamos trabalhando junto do sindicato dos Produtores, criando o núcleo de mulheres produtoras rurais dentro do sindicato, e trazendo elas pra atuar ativamente nas ações do sindicato“, descreve a secretária de Agricultura de Lucas do Rio Verde, Luciane Copetti.

O presidente do Sindicato Rural, Carlos Simon, destacou que as mulheres trabalhando juntas com seus esposos podem buscar melhorias para a classe produtiva do Estado. Simon destaca que após a realização do primeiro encontro, há um ano, a participação das mulheres no sindicato aumentou. “Hoje temos muito mais mulheres em nosso sindicato, inclusive o tema das palestras do encontro deste ano foi definido por elas”, ressalta.

A programação foi encerrada com coquetel e música ao vivo para as participantes.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO