Mato Grosso, 24 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Em Mato Grosso, produtores investem em castanhas com sabores diversos

27.05.2012
03:45
FONTE: Globo Rural

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Em um pedacinho da Floresta Amazônica, uma cooperativa que reúne pelo menos 35 produtores rurais está apostando as suas fichas na inserção de castanhas saborizadas no mercado nacional. A Cooperativa de Extração de Castanhas do Brasil (Cecab) produz frutos com sabor e aroma de cebola, alho, orégano, defumada, com sal, sem sal e chocolate. "Tem para todos os gostos", conta o produtor Albino dos Santos Filho, de Itaúba (MT). 

Santos, agora, viaja o Brasil todo na tentativa de vender a idéia e os produtos. "É um produto com um grande potencial, e muito gostoso", afirma. Hoje, o mato-grossense não perde nenhuma feira. Em abril, ele desembarcou em São Paulo com 200 quilos do produto e voltou sem nenhum grama. "Até recebi uma proposta de uma empresa que queria comprar tudo de uma vez, mas recusei porque eu queria divulgar para mais pessoas". 

Em parceria com a filha Thaís Freitas, Santos criou uma empresa destinada a comercializar exclusivamente a produção cooperativada. “Assim a cooperativa cuida da produção e as vendas ficam com a empresa.”, planeja. Thaís conta, também, que agora, a cooperativa também atua no aproveitamento dos resíduos da castanha

Por meio de um processo industrial, as cascas são fundidas até formarem uma sólida e fina placa, capaz de servir de mesa ou outros objetos que exigem resistência. A cooperativa trabalha num projeto de transformação das cascas em tijolos ecológicos. Segundo Thaís, trata-se de um produto com grande resistência, “limpo e que vai ampliar a capacidade econômica dos cooperados da região”.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO