Mato Grosso, 23 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Em MS, programa que complementa atividades escolares atende 60 mil

26.11.2015
16:25
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Complementar as atividades escolares de alunos do 1º ao 9º do Ensino Fundamental, com cartilhas específicas para cada ano e com conteúdo regionalizado que podem ser utilizados por todas as disciplinas regulares. O material discute temas como ética, diversidade cultural, meio ambiente, trabalho e consumo, saúde e orientação sexual. Esse é o objetivo do Programa Agrinho, uma iniciativa do Sistema Famasul que é executado pelo Senar/MS.

Em 2015, o programa atendeu 60 mil alunos em 20 municípios: Água Clara, Anastácio, Bandeirantes, Camapuã, Coxim, Dois Irmãos do Buriti, Figueirão, Guia Lopes da Laguna, Jaraguari, Jardim, Maracaju, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia e Terenos.

Para 2016, o superintendente do Senar/MS, Rogério Beretta, aponta que o objetivo é dobrar o número de estudantes atendidos, chegando a 120 mil, em 37 municípios. Para alcançar essa meta, o gestor reiterou que objetivo é manter as parcerias com o governo do estado, as prefeituras, os sindicatos rurais e a iniciativa privada.

De acordo com o presidente do Sistema Famasul, Mauricio Saito, a previsão é que o programa seja implantado em todos os municípios do estado nos próximos anos. A ampliação, conforme ele, faz parte de um grande projeto da entidade de focar na educação “Cada vez que implantamos uma nova tecnologia no campo, precisamos de mão de obra qualificada para operá-la, por isso, é fundamental o conhecimento, a capacitação, para o futuro do agronegócio e o desenvolvimento do estado”, destacou.

Nesta quinta-feira (26), a entidade promoveu a premiação do concurso cultural que realizou entre os participantes do programa no estado. Foram inscritos mais de 700 trabalhos entre desenhos e redações e premiados os alunos (do primeiro ao terceiro lugar), os professores dos alunos premiados e ainda as escolas que mais se mobilizaram com o programa.

Na categoria de desenho, do 1º ano, por exemplo, o vencedor foi o Jhonatas Brasilino da Silva, de 7 anos, aluno da escola municipal Adenisaldo Araújo de Rezende, de Nova Alvora do Sul.  “Fiz um desenho que tinha uma vaca, uns homens e uma estrada. Foi muito legal”, diz o garoto, que como prêmio ganhou um videogame. Já sua professora recebeu um notebook.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO