Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Em SC, agricultores antecipam o plantio da safra do arroz

08.09.2014
10:52
FONTE: Globo Rural

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

O plantio do arroz começou mais cedo em Santa Catarina, os agricultores anteciparam a semeadura na tentativa de escapar do calor intenso do verão.

Já tem movimentação nas serras que vão receber o arroz na região sul do estado e isso não é muito comum porque a semeadura costuma acontecer depois do dia 20 de setembro.

Este ano, muita gente mudou de estratégia. Nos municípios de Nova Veneza, Forquilha e Meleiro, 1,5 mil produtores cultivam arroz e, pelo menos, 500 já iniciaram o plantio para tentar escapar das possíveis altas temperaturas do verão.

Clevanir Benedet usa essa estratégia para melhorar a produção. Nesta safra, ele plantou as sementes no início de agosto.

O engenheiro agrônomo da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Donato Lucietti, acha válida a antecipação do plantio, mas lembra que o tempo sempre pode surpreender. “Na última safra, ocorreram 17 dias de altas temperaturas, que coincidiram com o período crítico da fase produtiva do arroz, então o pessoal acha que antecipando a semeadura pode fazer com que estes período não coincidam, mas isso pode acontecer, sim, ninguém garante”, diz.
Quem antecipou o plantio deve começar a colher o arroz em janeiro.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO