Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Economia / Agronegócio

Em SP, chuva no início da safra anima os produtores de látex

15.10.2014
10:09
FONTE: Globo Rural

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Os produtores de látex de São Paulo estão começando a safra bastante animados. A chuva de setembro contribuiu para melhorar o rendimento das seringueiras.

Em uma propriedade de 150 hectares, em Jaci, no noroeste de São Paulo, os 50 mil pés de seringueiras já estão em produção, bem diferente do ano passado. Sérgio do Carmo já está trabalhando em ritmo acelerado e bem animado.

O produtor Milton Liso concorda com o funcionário. Ele também acha que essa safra vai ser bem melhor que a anterior, quando colheu 15% a menos do esperado. “Foi um ano muito ruim, muito seco e agora as chuvas em setembro animaram bastante”, diz.

A expectativa inicial dos produtores era bem moderada, eles esperavam colher no mês de outubro apenas 200 gramas de látex por árvore, mas como choveu em setembro, agora eles pretendem colher 500 gramas por planta.

Mais de 100 milímetros de chuva foram registrados este ano em comparação com o mesmo período de 2013. Sidinei Viegas é quem faz as medições. “É muito bom porque a produção aumenta bastante”, conta o agricultor.

Tadeo Arthur Deangeli, técnico agrícola, explica porque a chuva, principalmente no início da safra é tão importante na produção de borracha. "Melhora a ação fotossintética da planta, que consequentemente melhora a produtividade porque 64% do látex é composto de água", explica.

Heloísa César tem 5 mil seringueiras, em Onda Verde, também no noroeste paulista, e assim como a maioria dos produtores, ela está mais animada. A preocupação agora é com o preço, bem menor em relação ao começo da safra anterior. "O ano passado nós começamos a safra com o preço em torno de R$ 2,30, este ano, fala-se em torno de R$ 1,50, mas não temos certeza ainda e essa indefinição preocupa a gente".

Segundo a Associação Paulista dos Beneficiadores de Borracha, os preços caíram porque o estoque mundial está muito alto. A reserva chega a 3 milhões de toneladas.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO