Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Economia / Agronegócio

Embrapa lamenta destruição de experimento científico ocorrido em incêndio em MT

28.08.2015
17:14
FONTE: ExpressoMT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Um incêndio ocorrido no último domingo em Guarantã do Norte (MT) destruiu uma área onde há quatro anos e meio estava instalado um experimento científico para gerar informações aos produtores sobre o cultivo de pau-de-balsa. Foram destruídos 3,4 dos 5 hectares do ensaio conduzido pela Embrapa Agrossilvipastoril, em parceria com a prefeitura de Guarantã do Norte e com a Coopromab/Compensados São Francisco. O experimento estava localizado na fazenda do Instituto Federal de Mato Grosso, antigo seminário Cavanis.

De acordo com a assessoria da Embrapa, dos três tratamentos pesquisados, apenas o de espaçamento de 3m x 3m entre as árvores não foi atingido graças à atuação dos vizinhos e parceiros que agiram rapidamente no combate às chamas. Os tratamentos de 2m x 2m e 2m x 3m foram totalmente queimados.

De acordo com o pesquisador responsável pelo experimento, Maurel Behling, nas áreas queimadas foram totalmente perdidos os dados que seriam coletados futuramente sobre características do solo, aporte de carbono e acúmulo de serapilheira. Além disso, a avaliação do índice de crescimento das árvores que sobreviverem será afetado, uma vez que o fogo irá alterar a dinâmica de crescimento das plantas. Na parcela com espaçamento 3m x 3m, como não houve danos, a coleta de dados continuará normalmente sem prejuízos.

O incêndio teve foco em cinco pontos distintos na mesma estrada. Plantações de outros produtores também foram afetadas pelas chamas. Medidas legais referentes ao episódio estão sendo tomadas pela Embrapa e parceiros que conduzem o ensaio.

“Lamentamos, sobretudo, a interrupção da coleta dos dados científicos, que seria a continuidade de uma pesquisa para gerar informações importantes para os produtores, como os níveis de adubação e espaçamento mais indicados para o cultivo do pau-de-balsa”, diz Austeclínio Lopes de Farias Neto,
chefe-geral da Embrapa Agrossilvipastoril. “Aproveitamos para agradecer aos parceiros locais e vizinhos, por terem conseguido agir a tempo de salvar uma parte do experimento”, conclui.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO