Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Empresa cria sistema que controla toda a casa por celular ou tablet

29.08.2013
09:59
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Sistema de monitoramento e controle pode ser acessado remotamente por aplicativo

Imagine controlar a temperatura do ar-condicionado, acender as luzes ou até mudar de canal por meio de seu tablet ou smartphone. Foi pensando na comodidade que o engenheiro elétrico Bernardo Pianta, de 28 anos, e o bacharel em ciência da computação Rodrigo Eschner, de 27, criaram uma empresa especializada em automação residencial sem fio. Além da praticidade, o sistema pode ser instalado sem quebrar paredes e é manipulado remotamente.

Instalada desde 2011 na incubadora Raiar, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), a Home Manager entrou no mercado no ano passado e já participa de feiras e salões de arquitetura e de automação residencial no Rio Grande do Sul e em outros estados.

“Estamos sempre buscando contatos e novos parceiros. Hoje a nossa carta de clientes é basicamente preenchida por pessoas jurídicas. Atendemos cinco empresas do Rio Grande do Sul e estamos em tratativas com negócios em outros lugares do Brasil”, diz Pianta ao G1.

E o investimento para ter uma casa do futuro não é inacessível. De acordo com os empresários, para fazer com que toda uma sala de televisão fique no comando de seu smartphone o preço pode variar entre R$ 7 mil e R$ 9 mil. “A média é esta, mas depende muito de cada local. Para se ter uma noção, com este valor podemos automatizar todo um apartamento de pouco mais de 60m². Vai muito do que o cliente quer”, comenta Pianta.

União de habilidades é receita de sucesso

O conceito do que mais tarde viria a se tornar uma empresa surgiu ainda na faculdade. Durante as aulas de engenharia elétrica na PUCRS, Pianta resolveu dar início a uma pesquisa sobre sistemas de automação sem fio. No mesmo período, ele conheceu Eschner, que cursava ciência da computação.

Pianta é o responsável por toda a parte de desenvolvimento de hardware e Eschner é quem trabalha na criação e desenvolvimento da linha de programação de todo o sistema. A união de diferentes habilidades é, para Pianta, um dos principais fatores o que vem garantindo o sucesso do negócio.

O que distingue o trabalho oferecido pela empresa não é o sistema de automação em si, mas a forma como ele é implantado. Pianta e Eschner desenvolveram um processo de instalação que pode ser feito em qualquer ambiente sem ter de quebrar paredes, pisos ou tetos. “Como é um sistema 'plug and play', podemos instalá-lo em qualquer fase da obra, o que diminui custos e agiliza a vida do cliente”, explica Pianta.

Cortinas, ar-condicionados, rede de iluminação, televisores e até cafeteiras podem ser monitoradas e comandadas remotamente de qualquer lugar do mundo. Basta ter uma conexão com a internet.

“Desenvolvemos um aplicativo para iPhone e Android que pode ser baixado de graça e que permite que nosso cliente ligue, por exemplo, o ar-condicionado de seu quarto antes de chegar em casa ou monitore cada cômodo de onde estiver”, diz o engenheiro elétrico.

Projetos de ampliação e de pesquisa em tecnologia estão nos planos da Home Manager. A empresa vem desenvolvendo e fazendo testes em sistemas de reconhecimento facial e de biometria, que devem ser implementados no final do mês de agosto.


IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO