Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Empresa vende placa solar e garante redução de 90% na conta de luz no AC

29.08.2016
10:51
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Consumidor pode gerenciar sistema por celular ou notebook, diz diretor
A conta de luz no final do mês, sem dúvida, costuma tirar o sono de muita gente. Pensando em dar um pouco mais de tranquilidade no bolso do consumidor, uma empresa de engenharia em Rio Branco tem ofertado o serviço de instalação de placas solares. O empreendimento garante uma redução de até 90% no custo mensal da energia.

O abatimento na conta ocorre por meio de créditos gerados através da energia produzida com o sistema de placas fotovoltaicas. O diretor administrativo da Elite Engenharia, Marco Aurélio Nobre, explica que a quantidade de placas é definida após um estudo prévio do consumo médio do imóvel. Quanto maior o sistema, mais energia é produzida.

As vantagens do sistema vão além da economia para o bolso, segundo Nobre. Com as placas instaladas, o imóvel acaba tendo uma valorização de até 30%, além da questão ambiental, por se tratar de uma energia natural. "O sistema pode ser instalado em qualquer lugar, nem precisa ser na própria residência", ressalta.

O consumidor pode ainda, conforme o diretor, gerenciar a tecnologia por celular ou notebook, sendo possível, por exemplo, ter acesso a gráficos com a quantidade e períodos do dia em que a produção de energia é maior. O desconto é feito de forma automática por meio de um medidor diferenciado instalado pela concessionária de energia.

"Se o cliente quiser instalar um sistema maior do que o consumo da casa, além de ser sustentável, pode cadastrar outro CPF para ser beneficiado. O valor é abatido, tudo automático. Se em um mês gerar mais do que consumiu, e não houver outro beneficiado, o crédito fica na concessionária para abater na próxima conta", acrescenta.

Preço

Nobre fala que o preço do sistema varia de acordo com a quantidade de placas e também do local onde o equipamento será instalado - se em um telhado normal, por exemplo, ou no campo. No entanto, o preço médio por kWh (quilowatt-hora) é de aproximadamente R$ 8. O diretor garante que o investimento tem retorno total em menos de 10 anos.

"Supondo que a instalação é de 250w, o cliente vai gastar mais ou menos R$ 20 mil. O retorno do investimento é de aproximadamente oito anos e o sistema tem vida útil de no mínimo 25 anos. Ou seja, vai ter 17 anos pagando a taxa mínima de energia. Então, compensa muito", salienta.

Para saber mais, os interessados podem entrar na página da empresa na internet ou ainda solicitar um orçamento por meio do telefone (68) 3223-9290.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO