Mato Grosso, 29 de Março de 2024
Economia / Agronegócio

Especialistas discutem sustentabilidade na produção agrícola

29.03.2012
11:46
FONTE: ExpressoMT/Celso Ferreira Nery

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • João Shimada, especialista em meio ambiente, fala sobre sustentabilidade em fórum promovido pela TNC

Esclarecer as vantagens de implementar ações de melhoria socioambiental na cadeia produtiva da soja, mas aplicáveis também em outras culturas agrícolas e na pecuária e ter acesso à certificação socioambiental, mecanismo que facilita o acesso ao mercado internacional para comercialização de commodities e de produtos de proteína de origem animal. Com essa proposta, está sendo realizado em Lucas do Rio Verde até às 17h30 desta quinta-feira, 29, o WorkShop Boas Práticas Agrícolas e Sustentabilidade, a caminho da certificação socioambiental.

A proposta do encontro foi bem aceita por produtores rurais, empresas e entidades em geral interessadas no gerenciamento sustentável da produção agrícola que compareceram ao auditório do Terras Park Hotel. O evento é organizado e realizado pela ONG TNC (The Nature Conservancy ) e conta com as parcerias da Cargill, Amaggi, Syngenta, Fiagril, Prefeitura de Lucas do Rio Verde e o Governo do Mato Grosso.

O prefeito Marino Franz deu as boas vindas aos participantes do WorkShop, desejando que a troca de experiências seja bem aproveitada pelos produtores. Lucas do Rio Verde tem reconhecida internacionalmente sua conduta com relação à produção sustentável, tendo iniciado o programa que deu vida ao MT Legal e que é seguido por pelo menos cinco municípios matogrossenses. “Esse é um legado que deixamos para as futuras gerações”, observou durante a abertura, citando que todos os segmentos da comunidade têm responsabilidade na manutenção dessas iniciativas.

Entre os produtores, Clóvis Cortezia, que há mais de 20 anos reside no município, a expectativa é manter os bons índices conseguidos desde a implantação do programa Lucas Legal. Ele disse ser um passo fantástico a evolução de Lucas nesse sentido. “Hoje ela conta com uma agricultura mais desenvolvida e organizada que vejo no país”, descreve.

Entre os palestrantes, representantes de multinacionais, como a Amaggi, grupo iniciado em Mato Grosso e que conta com subsidiarias na Holanda, Noruega, Argentina e Japão. O especialista em meio ambiente João Shimada, primeiro palestrante da programação, disse que a empresa esteve diante de um desafio e que aprendeu muito com as tomadas de decisão. “A gente aprendeu, se tornou multinacional. Internamente, teve que se adequar e sair do grau de eficiente para se tornar classe mundial”, disse aos presentes. Shimada atestou que o mercado mundial de grãos é muito competitivo e complexo. As empresas que apostarem nesse segmento devem, no mínimo, ser eficientes. 

A programação segue com palestras pela manhã e à tarde. Os presentes tomarão conhecimento dos critérios para certificação socioambiental, através do diretor da RTRS (Round Table on Responsible Soy) Agustin Mascotena. Outros temas abordados dentro do workshop são as tendências de mercado em relação a critérios socioambientais e os padrões para financiamento de empreendimentos agrícolas. Esse último, será tratado por representantes do Santander, Rabobank e Banco do Brasil.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO