Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Estradeiro da BR-174 é próximo passo de inspeção

20.02.2015
08:20
FONTE: Assessoria

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As condições das BR-174, BR-364 e de algumas rodovias estaduais da porção oeste de Mato Grosso serão as próximas submetidas à inspeção do Movimento Pró-logística durante a segunda expedição Estradeiro de 2015. A rota, que inclui seis municípios do Estado, além de Vilhena, em Rondônia, será percorrida entre os dias 16 e 20 de março, conforme anunciou o diretor-executivo do Movimento, Edeon Vaz Ferreira, durante a primeira reunião do grupo neste ano.

A rota partirá da Capital em sentido a Tangará da Serra, já no oeste de Mato Grosso. De lá, irá a Comodoro, na divisa com Rondônia, e segue até Vilhena. No retorno do estado vizinho, a rota passará por Juruena, Aripuanã e Colniza, todas no extremo noroeste de Mato Grosso, onde as rodovias não têm pavimentação em sua maioria e costumam se transformar em atoleiros prolongados no período das chuvas.

“Essa região é prioridade pra gente, tanto que o próximo Estradeiro será nela. Estivemos lá em 2014, mas passamos por outra rota. Escolhemos esse traçado agora justamente por entender que se trata de uma das prioridades no Estado”, enfatizou Ferreira. O primeiro Estradeiro de 2015 percorreu a BR-163 de Sinop a Rondonópolis para averiguação das obras de recuperação e duplicação do trecho que é o maior corredor de escoamento da produção agrícola de Mato Grosso.

A reunião do Movimento Pró-Logística teve a participação dos membros do Conselho Temático de Infraestrutura (Coinfra), encabeçado pela Fundação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) e do qual participam outras dez entidades. O Movimento Pró-Logística é coordenado pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja).

A reunião também contou com a participação do secretário de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), Marcelo Duarte, que apresentou o plano de recuperação das rodovias estaduais. Os representantes das entidades presentes aproveitaram para questioná-lo sobre o andamento de obras deixadas pelo governo anterior e projetos de revitalização de pontes e pavimentação de rodovias.

“O governo passado abandonou a manutenção das rodovias para expandir a pavimentação. O que a gente quer é justamente cuidar daquilo que já tem. Vamos ter que dar jeito de encolher alguns programas para voltar a recuperar as rodovias que já temos, com foco nas prioridades”, informou Duarte.

Um dos diretores técnicos da Sinfra que acompanhou o secretário, Marcos Corrêa, reforçou a importância de priorizar a execução de projetos com obras de durabilidade e qualidade técnica. “Não adianta fazer nada paliativo para daqui a um ano termos que gastar o mesmo dinheiro para recuperar uma obra sem qualidade”, ponderou.

Cronograma
O Movimento também anunciou as demais prioridades de infraestrutura logística para 2015. Dentre elas estão o acompanhamento das obras das rodovias BR-163, em sentido ao Pará, da BR-080, no nordeste do Estado, e da BR-242, no norte, além da concretização das hidrovias Paraguai-Paraná e do Rio das Mortes.

A próxima reunião do Movimento Pró-Logística e do Coinfra ficou agendada para 26 de março, na sede da Aprosoja.

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