Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Eurogrupo adia em algumas horas reunião sobre a Grécia

01.07.2015
10:43
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Pensionistas aguardam abertura de agência para sacar parte de seus benefícios. Os bancos gregos estão fechados para as demais operações
A reunião dos ministros das Finanças da Zona do Euro que discutiria a crise na Grécia, prevista para a manhã desta quarta-feira (1º), foi adiada para as 12h30, horário de Brasília. O novo horário da reunião, que será feita por telefone, foi anunciado pelo porta-voz do presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem.

"A pedido de vários ministros, a reunião telefônica do Eurogrupo de hoje começará às 17h30 [horário local]", anunciou no Twitter o porta-voz do Eurogrupo, Michel Reijns.

O Eurogrupo analisará o novo pedido de ajuda financeira de Atenas, depois que a Grécia entrou em default com o Fundo Monetário Internacional (FMI).

A Grécia não pagou a parcela de € 1,6 bilhão de sua dívida que venceu às 19h (horário de Brasília) desta terça-feira (30) e entrou em moratória (atraso), confirmou poucos minutos depois do prazo o Fundo Monetário Internacional (FMI), credor do pagamento. O país é a primeira economia avançada a ficar em atraso com o órgão.

O ministro francês das Finanças, Michel Sapin, afirmou que Paris espera que a União Europeia chegue a um acordo com a Grécia antes do referendo sobre a última proposta dos credores convocado pelo governo grego para o dia 5 de julho.

"A hipótese de um acordo existe, e isto já é muito", disse o ministro.

Um novo acordo de resgate para a Grécia pode ser definido a tempo para o país cumprir o prazo de 20 de julho para pagar 3,5 bilhões de euros de títulos ao Banco Central Europeu (BCE), disse uma autoridade da zona do euro nesta quarta-feira, segundo a agência Reuters.

Questionado se um acordo é possível dentro desse período de tempo, a autoridade, falando sob condição de anonimato, afirmou que é "teoricamente viável".

Uma segunda autoridade europeia, que pediu para não ser identificada, afirmou que o acordo é possível dentro de até duas semanas.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO