Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Economia / Agronegócio

Exame de mormo em equino de Sorriso (MT) tem resultado negativo

03.05.2015
07:14
FONTE: Agrodebate

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Equino Quarto de Milha de Sorriso (MT) teve resultado negativo para mormo
O exame do Laboratório Nacional Agropecuário (Lanagro) feito em um equino de Sorriso (MT) deu resultado negativo para o mormo – uma grave enfermidade infecto-contagiosa. Com a notícia, o presidente da comissão organizadora da Exposição de Sorriso (Exporriso), Valdocir Rovaris, afirma que o animal, juntamente com outros equinos, serão retirados do parque do Centro de Tradições Gaúchas (CTG), onde estavam em quarentena, e serão mantidos isolados em outro local. Além disso, 230 bovinos voltarão a ser expostos na feira agropecuária, que ocorre do dia 13 a 17 de maio.

De acordo com Rovaris, a comissão organizadora já havia decidido que o leilão de bovinos de elite seria somente virtual. O retorno dos bovinos à feira foi comemorado pela organização. “Para nós é muito bom porque precisamos da pecuária junto da Exporriso. Aqui é uma região agrícola, mas tem muito pecuarista também”, diz.

Este foi o terceiro exame realizado com amostras de sangue do animal, da raça Quarto de Milha, que pertence a um sócio do CTG do município. A informação foi confirmada pelo presidente do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea), Guilherme Nolasco, que disse que o resultado saiu na última quinta-feira (30).

Segundo ele, o primeiro exame foi feito em laboratório privado credenciado ao Ministério da Agricultura e deu resultado positivo. Já o segundo exame feito pelo Lanagro deu resultado inconsistente, ou seja, não confirmou ou negou a presença da doença. Por isso, foi necessário realizar um terceiro exame, com resultado negativo.

Nolasco ressalta que o parque foi liberado para a exposição dos bovinos porque já foi feita uma desinfecção da infraestrutura do local e que o caso será monitorado. “O exame será repetido daqui 30 ou 40 dias, vamos continuar acompanhando”, informa.

A doença
O mormo é uma zoonose que não tem cura, tratamento nem vacina e pode ser transmitido pelas secreções do animal doente a outros equinos e humanos. Os principais sintomas são perda de peso, febre e secreção nasal. Quando um caso é confirmado, o animal precisa ser sacrificado. Nesse caso, a recomendação técnica é seguir alguns passos como sedar o animal doente para depois sacrificá-lo com cloreto de potássio.

Gustavo Perlim, veterinário do Indea, explica que a doença é uma zoonótica com potencial de ser transmitida ao homem, porém raros são os casos em que isso ocorreu. "Os últimos foram descritos nos Estados Unidos com profissionais que trabalham em laboratórios e por consequência manipularam concentraçoes do agente infeccioso de uma maneira mais intensa", explica.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO