Mato Grosso, 16 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Exames solicitados pelo Indea descartam febre aftosa em MT

22.07.2014
08:39
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

O Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT) descartou, por meio de exames laboratoriais, a ocorrência de febre aftosa em propriedades rurais localizadas em Castanheira (779 Km ao norte de Cuiabá). Após detecção de animas com sinais clínicos de estomatite vesicular, o instituto iniciou as investigações em 139 propriedades e, até o momento, 49 foram interditadas para análises laboratoriais complementares. 

Nesta segunda-feira (21.07) foi disponibilizado o resultado do primeiro material coletado, que é positivo para estomatite vesicular em um bovino. As demais amostras recolhidas nas propriedades interditadas pelo Indea-MT seguem em análise no Laboratório Nacional Agropecuário de Minas Gerais (Lanagro-MG). A sintomatologia clínica dos animais doentes e os resultados laboratoriais realizados até agora reforçam a suspeita inicial de estomatite vesicular. 

Desde as primeiras suspeitas da doença o Indea-MT deu início às ações de redução de risco, como: desinfecção de instalações e restrição de trânsito animais vivos, produtos e subprodutos de origem animal. Os procedimentos seguem os mesmos até o fim das investigações. No caso do caso confirmado para estomatite vesicular, o instituto explica que não será preciso sacrifício, já que o animal se recupera sozinho. Entretanto, a propriedade segue interditada até o 21º dia após a detecção do último animal doente. 

Em junho deste ano, o serviço veterinário oficial do município de Castanheira identificou em uma propriedade rural um muar – animal resultante do cruzamento de um jumento com uma égua – com sinais clínicos compatíveis com a síndrome vesicular. A equipe realizou a inspeção clínica em todos os animais da propriedade, coletou amostras dos que apresentavam sintomas e interditou o local. Durante a investigação foi verificado que os dois animais com sintomatologia detectados na propriedade pertenciam à carga proveniente de outro estado, explica a superintendente do Indea-MT, Maria Auxiliadora Diniz. 

O instituto convocou as equipes de campo e o Grupo Especial de Atenção a Suspeita de Enfermidades Emergenciais ou Exóticas (Gease), que investigaram 139 propriedades rurais no município de Castanheira. Desse montante, 49 foram interditadas em função de animais com sintomatologia vesicular, os quais tiveram amostras coletadas para análise. 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO