Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Excesso de chuva afeta a produção de hortaliças da Bahia

05.06.2014
10:53
FONTE: Globo Rural

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Depois de sofrer com a seca, os agricultores de Conceição do Jacuípe, na Bahia, estão preocupados com o excesso de chuva. A produção de hortaliças é a mais afetada.

Na propriedade de Antônio Brito, a plantação de milho dá motivos para comemorar. As chuvas que têm caído na região deixaram a roça mais viçosa, os pés da planta desenvolveram na medida certa, as espigas cresceram bem e a colheita está garantida.

Mas o milho é só para o consumo no período junino. O ano inteiro, Antônio vive do plantio de hortaliças e agora têm motivos para se preocupar.

Depois de um longo período de seca, o produtor bem que deveria estar contente com o tempo chuvoso, mas ao contrário da plantação de milho, as chuvas em excesso já causaram um estrago e tanto nos canteiros de hortaliças do agricultor.

A última chuva que caiu na região, durou praticamente um dia inteiro, o que causou uma perda de 70% na produção de hortaliças. As culturas que mais sentiram foram a rúcula e o alface, que não aguentam o excesso de água.

Segundo o produtor, a chuva provoca buracos e rachaduras nos canteiros e leva boa parte da terra, deixando as raízes expostas.

O município de Conceição do Jacuípe é responsável pela produção de mais de 60% das hortaliças consumidas no estado. Cerca de 2 mil famílias vivem da atividade.

O resultado dos prejuízos com as chuvas, no futuro, pode refletir nos preços dos produtos para os grandes compradores. Algumas hortaliças, como a alface, por exemplo, podem ficar até 30% mais caras.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO