Mato Grosso, 24 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Excesso de chuva prejudica a produção de cacau da Bahia

30.05.2014
10:47
FONTE: Globo Rural

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Começou a colheita do cacau na Bahia e os agricultores não estão muito animados. É que choveu mais que o previsto e isso prejudicou a produção.

A colheita nas lavouras de cacau no sul da Bahia deveria estar mais acelerada. O problema é que o fruto ainda não está pronto e a safra temporã, que vai de maio a setembro, começa bem abaixo do que vinha sendo esperada.

Na fazenda de José Soares, em Uruçuca, a quebra na produção chega a 50% em relação ao ano passado. "Em 2013 eu fiz 400 arrobas e neste período ainda não cheguei a 200. Isso deixa a gente fragilizado porque são recursos que se emprega, temos as despesas e bastante dificuldade", diz.

O tempo nublado e o desequilíbrio entre os períodos de umidade e de sol acabaram atrasando o amadurecimento do cacau. Frutos que já eram para estarem prontos para ser colhidos, ainda vão precisar de mais três ou quatro semanas.

Segundo o agrônomo Milton Conceição, da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), o cacau precisa de 135 milímetros de chuva no período de frutificação, mas os índices em alguns pontos das áreas produtivas de Ilhéus e região chegaram aos 400 milímetros. "Houve um excesso de chuva e isso faz com que se tenha menos luminosidade, excesso de umidade e a planta fica com as atividades fisiológicas menores”, conta.

Apesar da queda na produção, o preço da arroba permanece estável, na casa dos R$ 102.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO