Mato Grosso, 29 de Março de 2024
Economia / Agronegócio

Fábrica de beneficiamento incentiva a produção de mandioca no TO

03.09.2014
10:38
FONTE: Globo Rural

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A colheita da mandioca está em ritmo acelerado no Tocantins. A instalação de uma indústria de beneficiamento no centro do estado provocou aumento na procura pela raiz. A tonelada da mandioca de melhor qualidade é vendida por R$ 209,00.

O trator com a roçadeira frontal e um fofador atrás corta e arranca as raízes da terra. A produção do agricultor Paulo Dourado fica no povoado Bonfinópolis, na zona rural do município de Rio Sono, a cerca de cem quilômetros de Palmas. Esse é o primeiro ano que ele investe no plantio da mandioca.

Outros 17 pequenos produtores da região começaram a plantar mandioca da variedade IAC-12, própria para fazer fécula e polvilho. Toda mandioca produzida na região vai para a fábrica de fécula em Aparecida do Rio Negro, que tem capacidade para produzir dez toneladas de fécula por hora.

Essa é a primeira produção da fábrica que existe há menos de um ano. Mas o empresário já tem metas a curto, médio e longo prazo. “Melhorar a produtividade da mandioca, melhorar a questão de amido. Quando a Embrapa produzir alguma variedade que seja excelente, a gente estar buscando de ter essa muda para distribuir para os produtores”, diz o empresário Carlos Melo.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO