Mato Grosso, 29 de Março de 2024
Economia / Agronegócio

Falta de chuva atrasa a florada da noz macadâmia em São Paulo

28.08.2014
10:54
FONTE: Globo Rural

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • macadâmia
Em São Paulo, a florada da noz macadâmia está atrasada por causa da seca e isso pode afetar a colheita da safra, no ano que vem.

Uma fazenda em São Sebastião da Grama tem 70 mil pés de macadâmia espalhados em 500 hectares. Esta é a primeira florada do ano, mas em anos normais, já seria a terceira.

A estiagem retardou o desenvolvimento das árvores e mexeu com o planejamento do agricultor Paulo Sérgio Dias porque a colheita vai se concentrar em um único período, em março.

Um levantamento feito na própria fazenda, mostra que a média de chuva nos oito primeiros meses do ano costumava ser de 1,2 mil milímetros, mas em 2014, o índice não chegou a 400 milímetros.

Com o tempo seco, a planta precisa de mais nutrientes, por isso, a adubação está sendo reforçada durante a florada. O processo precisa ser feito antes da época das chuvas para garantir a boa qualidade da noz na colheita.

Mesmo com o atraso da florada, a expectativa é de uma colheita maior no ano que vem, a produção deve crescer 20%. Pelo quilo da noz macadâmia, os agricultores recebem cerca de R$ 4.

Para dar conta de adubar tantos hectares, novos funcionários foram contratados. Benete Leite saiu da lavoura do café para trabalhar com a macadâmia e não foi o único. Claudineia Graciano, que antes era dona de casa, agora tem uma nova função. “Eu estou achando bom trabalhar, eu acho a roça divertida”, diz.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO