Mato Grosso, 29 de Março de 2024
Economia / Agronegócio

Famato prestigia as comemorações dos 30 anos do Sindicato Rural de Porto Alegre do Norte

25.10.2016
11:46
FONTE: Ascom Famato

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Famato prestigia as comemorações dos 30 anos do Sindicato Rural de Porto Alegre do Norte
O Sindicato Rural de Porto Alegre do Norte comemorou com mais de 400 pessoas, no dia 22 de outubro, seu 30º aniversário. Durante a solenidade realizada na Chácara Recanto do Recreio perante sindicalistas rurais, autoridades e comunidade, o vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Normando Corral falou sobre o desenvolvimento do agronegócio em Mato Grosso, em especial no município. E ainda destacou a participação do sindicato nesse processo.

O sindicato foi fundado no dia 19 de outubro de 1986, nesse período, seis presidentes passaram pela entidade. A entidade de classe foi fundada por José Célio Pinheiro Luz Gestão, Lourenço Pereira Luz Gestão e Wolfgang Dankamar Gunther Gestão. José Célio foi presidente de 1986 a 1993, Lourenço Gestão de 1993 a 1995 e Wolfgang de 1995 a 2009. O quarto presidente foi Joel Paciente Gunther Gestão entre os anos de 2009 a 2012 quando assumiu Edio Brunetta que permaneceu até 2015. O atual presidente, Marcelo Gonçalves assumiu em 2015 e segue até 2018.

“É com muita emoção e gratidão que conduzo esta comemoração. Para mim é muito especial estar aqui em uma data tão importante para o nosso sindicato. O principal motivo da minha alegria é saber que em tão pouco tempo em Porto Alegre do Norte já conquistei tanto. Essa cidade me acolheu, assim como a minha categoria de produtores rurais, que a mim conferiram a honra de presidir uma das entidades mais importantes do município”, discursou o presidente do sindicato, Marcelo Gonçalves.

Gonçalves destacou que Porto Alegre do Norte é uma cidade em pleno crescimento. Segundo o IBGE são quase quatro mil quilômetros quadrados e mais de 11 mil habitantes. “E utilizamos parte dessa área com a produção de alimentos. Na safra 2015/2016, produzimos soja em 25.420 hectares e colhemos 71.401 toneladas. No milho, trabalhamos em 8.891 hectares e produzimos 23.457 toneladas. Estamos crescendo e Porto Alegre despontando na produção de alimentos”, destacou.

De acordo com o presidente, a Famato e o Senar-MT caminharam lado a lado do sindicato durante essas três décadas, assim como a prefeitura do município. “São ações dessas entidades que fazem o sindicato rural ser o que é, realizando cursos de qualificação, fóruns, workshop e debates”, ressaltou Gonçalves.

As comemorações foram marcadas pelas homenagens aos parceiros e aos fundadores do sindicato. A Fazenda Piraguassu do Grupo Itaquerê e a Escola José Gonçalves dos Santos se destacaram como os parceiros que mais realizaram treinamentos através do Senar-MT no ano de 2016.

“Cada presidente, cada diretoria em sua época, se dedicou ao máximo para manter o sindicato de portas abertas e sempre defendo as causas do produtor rural. O sindicato fez com que o agronegócio de Mato Grosso, principalmente na região do Araguaia se desenvolvesse tanto na agricultura como na pecuária”, disse o ex-presidente do sindicato, Edio Brunetta.

Brunetta destacou a relevância da parceira com o Sistema Famato/Senar na qualificação dos trabalhadores e produtores rurais da região. “O sindicato capacitou profissionais para o agronegócio e também deu todo suporte para o produtor no que diz respeito à preservação ambiental e trabalhista. Essa entidade tem muito que se orgulhar do seu passado e agora focar no futuro com mecanismos e ferramentas modernas para o produtor rural, mantendo a rentabilidade e o respeito à sociedade”, falou Brunetta.  

Também participaram da cerimônia o prefeito municipal, Emival Gomes de Freitas, o presidente da Câmara dos Vereadores, Marcelo Piagem, o supervisor do Senar-MT, Bruno Fernandes, os presidentes dos sindicatos de Confresa, Biraja Meireles Capuzzo e de Barra do Garças, Vilmondes Tomain, o presidente da Aprosoja Brasil, Marcos da Rosa e Elói Brunetta do Grupo Itaquerê. 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO